NOTÍCIA | PRAZO DETERMINADO

Fiocruz quer submeter à Anvisa em 13 dias vacina de Oxford brasileira

Imunizante começará a ser feito no país pela Fiocruz a partir de matéria-prima que deve chegar ao Rio de Janeiro neste sábado

Por: R7
Publicado em 06 de Fevereiro de 2021 , 08h04 - Atualizado 06 de Fevereiro de 2021 as 08h09


Reprodução

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anunciou nesta sexta-feira (5) que pretende liberar para aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 18 o primeiro lote da vacina desenvolvida pela farmacêutica Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford e que será produzida pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. A fundação tem acordo com a Astrazeneca para ser a fabricante do imunizante no Brasil.

O produto é semelhante ao que já começou a ser aplicado na população em janeiro pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A diferença é que as 2 milhões de doses já disponibilizadas, após aprovação da Anvisa, foram importadas prontas. 

A fabricação no Brasil deve começar nos próximas dias, segundo Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos, fábrica da Fiocruz. Após atrasos, a matéria-prima conhecida como IFA (Insuno Farmacêutico Ativo) deverá chegar da China neste sábado (6). Na próxima semana, começam processos como o descongelamento do material, envase e rotulagem. Os primeiros lotes para validação deverão estar prontos na semana seguinte.

Essa ainda não será uma vacina 100% nacional, já que a matéria-prima é importada. Nesse sendio, a Fiocruz trabalha também para começar a produção do IFA em suas dependências em abril. A transferência de tecnologia da Astrazeneca já está em andamento. Como a produção inicial é voltada à aprovação e certificação, a expectativa é utilizar em agosto no SUS a vacina da Astrazeneca feita inteiramente no Brasil.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br