BR-163 no Nortão é liberada e deve ser fechada novamente nesta sexta
A Polícia Rodoviária Federal confirmou que a rodovia federal, entre as cidades de Nova Santa Helena e Itaúba, foi desbloqueada, por volta das 18h, pelo grupo de sem terra. O inspetor e chefe da 6ª delegacia da PRF, Felipe Mesquita, informou que há a previsão dos manifestantes fecharem novamente o tráfego para todos os tipos de veículos, nesta sexta-feira, logo pela manhã.
O inspetor disse que fez a solicitação da pauta de reivindicação do grupo, mas o mesmo informou que não possuem. Eles disseram que só vão sair do local apenas com a presença de algum integrante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Segundo ele, a equipe especializada da PRF para este tipo de bloqueio, controle de distúrbio ou choque está sendo mobilizada para que a questão possa ser resolvida.
Este foi o segundo dia de bloqueio na rodovia. Os manifestantes cobram liberação de área para assentar famílias e vistorias onde há assentamentos em Novo Mundo, Guarantã do Norte, União do Sul, Cláudia, Colniza e outros. Mais de 200 pessoas estão participando do manifesto, segundo estimativa dos organizadores. Eles argumentam que, enquanto o Incra não encaminhar um representante para negociar e der garantias que as vistorias serão feitas, para que os assentados possam receber benefícios, o bloqueio deve continuar.
O trecho onde é feito o bloqueio atrasa acesso a mais de 30 cidades da região Norte. Apesar disso, a PRF informou que não houve incidentes no primeiro dia do manifesto. Uma equipe retornou ao local, hoje, para evitar conflitos e desentendimentos entre os sem terra e usuários da rodovia.
MAIS NOTÍCIAS







