NOTÍCIA | Reinvindicação

Prefeitos participam de reunião com governador para reivindicar regulamentação da lei do Fethab e liberação de convênios

O prefeito de Juara, Edson Piovesan, participou do encontro.

Por: Agência de Notícias da AMM
Publicado em 26 de Junho de 2014 , 03h28 - Atualizado 26 de Junho de 2014 as 03h28


Uma comitiva de prefeitos se reuniu nesta quarta-feira (25) com o governador Silval Barbosa para apresentar uma pauta de reivindicação visando ao atendimento de demandas prioritárias nos municípios. A reunião contou com a participação do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, e dezenas de prefeitos. A regulamentação da lei do Fundo de Transporte e Habitação - Fethab e a liberação de recursos de convênios encabeçaram a pauta de reivindicação, elaborada consensualmente pelos gestores.

 

A lei do Fethab, de autoria do deputado estadual José Riva, foi sancionada em 9 de janeiro pelo governo do estado, mas ainda aguarda regulamentação. A legislação prevê que a partir do próximo ano, 50% dos recursos do fundo serão transferidos aos municípios, o que vai assegurar um aporte de cerca de R$ 500 milhões às prefeituras. O presidente da AMM considera fundamental a regulamentação, pois esse recurso vai reforçar os cofres municipais, que em muitos casos sobrevivem de transferências constitucionais, como o Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

 

O montante deverá ser utilizado pelas prefeituras para recuperação da malha viária municipal, incluindo as estradas vicinais que são prejudicadas pelo extenso período de chuvas. Os municípios estão fazendo a medição de quilometragem das estradas vicinais, que irão compor o índice de cálculo para a distribuição dos valores referentes a 50% do Fethab.

 

Está prevista uma reunião das equipes técnicas da AMM, Assembleia Legislativa e Governo do Estado, nesta quinta-feira, para definir os critérios para distribuição dos recursos. “É uma lei justa, pois as riquezas são produzidas nos municípios. Nada mais coerente que parte dos recursos retornem para que o poder público municipal possa viabilizar investimentos emergenciais para atendimento à população”, salientou.

 

Chiquinho também ressaltou a necessidade de liberação dos recursos de convênios da Secretaria de Estado de Cidades – Secid. São cerca de R$ 80 milhões que contemplam 130 municípios para execução de obras e investimentos. Os gestores têm pressa na liberação dos recursos devido ao período eleitoral. Se o dinheiro não for liberado até 5 de julho a execução das obras fica comprometida este ano. A partir dessa data fica proibido realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios.

 

Os prefeitos também reivindicaram do governador a atualização do repasse dos recursos da Saúde, que já acumula atraso dos meses de março, abril e maio de 2014. Os três meses equivalem a mais de R$ 40 milhões, que os municípios necessitam para aplicar no atendimento `a saúde. O pagamento de emendas parlamentares e a solicitação para que os maquinários voltem para os consórcios também integraram a pauta apresentada ao governador.

 

Os prefeitos que acompanharam a reunião fizeram uma avaliação positiva do encontro, mas ressaltaram a necessidade do atendimento das reivindicações. A prefeita de General Carneiro, Magali Vilela, destacou que a luta é para que todos os municípios sejam beneficiados. “Esta semana serão liberados 20% para cada município que tenha convênios. Vamos ficar de prontidão para que todos os municípios sejam contemplados”, assinalou.

 

O prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes, disse que só está esperando a liberação dos recursos para os investimentos na cidade. “Estamos aguardando o repasse para executar as obras”, ressaltou.

 

A proximidade do fim do prazo para transferências do estado para os municípios preocupa a prefeita de Sapezal, Ilma Grisoste Barbosa. “Temos pressa devido ao período eleitoral”, assinalou.

 

Além da importância dos convênios, o prefeito de Itaúba, Raimundo Zanon, ponderou também sobre o repasse do Fethab. “Se o Fethab tivesse sido liberado antes não teríamos tantos problemas. Esse recurso é muito importante aos cofres municipais”, afirmou.

 

Antes da reunião com o governador Silval Barbosa, os prefeitos se reuniram com o deputado José Riva, na Assembleia Legislativa.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2026 © showdenoticias.com.br