NOTÍCIA | Volta às aulas

Suspensa a Greve na Educação Estadual e hoje é dia de volta ás aulas

A decisão foi tomada em Assembleia Geral na última sexta-feira, 05 de agosto

Por: Site oficial do Sintep-MT
Publicado em 08 de Agosto de 2016 , 07h20 - Atualizado 08 de Agosto de 2016 as 07h20


Em assembleia geral, os profissionais da educação da rede estadual de Mato Grosso, decidiram suspender a greve com manutenção do estado de greve.

A deliberação ocorrida em plenária na Escola Estadual Presidente Médici, nesta sexta-feira (05.08), em Cuiabá, encerra 67 dias de mobilização na luta por concurso público, suspensão das Parcerias Público Privadas (PPP’s) com realização de conferências participativas e cumprimento integral da Lei 510/13.

A decisão foi avaliada como vitoriosa já que a luta partiu do ponto zero nas três pautas de reivindicação e a categoria conquistou o calendário de concurso público, assegurou a política da dobra do poder de compra dos salários dos profissionais da educação, que já havia sido perdida com a aprovação da Lei da RGA na Assembleia Legislativa, e a realização de conferências participativas para deliberar sobre as PPP’s.

O presidente do Sintep-MT, Henrique Lopes do Nascimento, lembra que a fala do Governo era de que não garantiria a reposição, pois seria uma irresponsabilidade aplicá-la diante de um cenário de crise econômica. Quanto a pauta do concurso público, o argumento era de que seria feito apenas para a polícia, já que para educação poderia contratar. E ainda, que resolveria o problema do limite prudencial a partir das PPP’s, ou privatização das escolas.

“Agora vamos acompanhar o cumprimento daquilo que foi estabelecido nas negociações para ter garantido na comissão paritária os encaminhamento pendentes, ou seja, definição das vagas do Concurso Público, calendário das conferências e ainda, acompanhamento com a presença do Ministério Público Estadual do cumprimento da pauta econômica (Lei 510/13)”, disse.

Nas diversas falas dos oradores, durante a Assembleia, foi destacado que o movimento encerrada a batalha mais não terminada a luta. “A mobilização contou com a persistência da categoria que desde a greve unificada acampou no Centro Político Administrativo, tencionando o Governo com foco em assegurar as conquistas”, destaca Nascimento. E mais, o presidente destacou o relevante papel do Ministério Público nas negociações, na pessoa do promotor Henrique Schneider Neto. “Foi fundamental na mediação do impasse”, disse.

Agora com as aulas retornando na segunda-feira (08.08), o Sintep-MT faz o encaminhamento para que se garanta o calendário de reposição, respeitando a autonomia das escolas e assegurando às 800 horas e os 200 dias letivos mínimos.

A Assembleia reuniu cerca de três mil pessoas, representando mais de 80 municípios. Estiveram presentes ainda, o movimento estudantil, por meio da Associação Mato-grossense dos Estudantes Secundaristas (AME) e a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), com o presidente João Dourado.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2026 © showdenoticias.com.br