NOTÍCIA | OPERAÇÃO

Na Amazônia Legal, militares agem na Operação Verde Brasil 2

Após estabelecer bases em diversas localidades de Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço realiza, além de apoiar agentes, patrulhamento terrestre e opera postos de bloqueio e controle de estradas para vistoriar veículos.

Por: Tenente Felipe Bueno, com Comandos Conjuntos
Publicado em 20 de Maio de 2020 , 18h47 - Atualizado 29 de Maio de 2020 as 06h29


Divulgação das Forças Armadas

A Operação Verde Brasil 2, deflagrada pelo Governo Federal, completou uma semana de ativação nesta segunda-feira (18). Há sete dias, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica reprimem e previnem crimes ambientais na Amazônia Legal. Organizados em três Comandos Conjuntos e no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os militares e agentes da Operação atuam, a princípio, na Floresta Nacional de Jacundá, em Rondônia, na Estação Ecológica Estadual da região do Rio Rinuro, em Mato Grosso, e no Assentamento Federal Vila União, no Pará.

 

esta imagem no possui descrio

 

Nos Estados do Acre e de Rondônia, o Comando Conjunto Príncipe da Beira concluiu as ações contra delitos ambientais na Unidade de Gestão Ambiental Integrada (UGAI) Afluente, em Manuel Urbano (AC) e na região de Vila Samuel, em Candeias do Jamari (RO). As atividades resultaram na apreensão de madeira irregular, equipamentos, armamento e munição. Participaram das ações militares do Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva e da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, além de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Polícia Militar Ambiental, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (SEDAM). Em outras localidades, a Operação continua.

No Pará, o Comando Conjunto Soares de Andrea, por meio da 23ª Companhia de Comunicações de Selva conscientizou a população quanto à importância da preservação do meio ambiente. O Comando também apoiou órgãos de segurança pública e fez reconhecimento aéreo, a bordo da aeronave UH-15 Super Cougar, da Marinha, e terrestre, em rodovias do Estado. Na malha fluvial, militares da Marinha inspecionaram embarcações.

 

esta imagem no possui descrio

 

Após estabelecer bases em diversas localidades de Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço realiza, além de apoiar agentes, patrulhamento terrestre e opera postos de bloqueio e controle de estradas para vistoriar veículos. Os militares também patrulham os rios do Estado, com verificação de embarcações. Além da apreensão de madeira extraída ilegalmente, foram apreendidas drogas ilícitas durante as ações de patrulhamento.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br