NOTÍCIA | 2019

Como a 1ª presidente da ALMT na história, Janaina avalia 2019 como um ano de quebra de paradigmas

Oito propostas de Janaina viraram leis ao longo desse ano.

Por: Laura Petraglia/Assessoria de Comunicação
Publicado em 19 de Dezembro de 2019 , 08h31 - Atualizado 19 de Dezembro de 2019 as 15h28


Jardel Silva/Assessoria de Gabinete
Um ano de quebra de paradigmas e de muitas vitórias para representatividade da mulher na política. É assim que a deputada estadual Janaina Riva (MDB) avalia o seu desempenho no ano de 2019. “Além de ser eleita vice-presidente da Assembleia Legislativa, também fui a primeira mulher a assumir a presidência do Poder Legislativo ao longo na história de Mato Grosso. Isso me enche de orgulho e me dá combustível para incentivar outras mulheres a serem oque quiserem ser”, disse
 
Ao todo, das 1307 proposições em tramitação que a parlamentar possui, 427 foram apresentadas somente em 2019. Janaina propôs ao todo 267 Indicações, 48 Projetos de Lei, 40 Moções de aplausos, 31 Projetos de Resolução, 29 Requerimentos de Informações, 7 Moções de Pesar, 3 Moções de congratulações, uma Moção de Repúdio, um Projeto de Decreto Legislativo e um Projeto de Emenda Constitucional.
 
“Tive a oportunidade de comandar o parlamento por quase 60 dias e acredito ter mostrado aos demais colegas a minha maneira um tanto leve de gerir. Foi um ano de vitórias em que pude atuar na intermediação de vários conflitos e pude mostrar mais esse meu lado conciliador e agregador, afinal, política é a arte de agregar. Eu puder atuar como mediadora tanto na greve dos profissionais da educação, quanto junto ao setor empresarial de Mato Grosso e, até mesmo, com os produtores rurais, além de outras categorias. Vejo isso de forma muito positiva. Foi um amadurecimento”, avalia.
 
Oito propostas de Janaina viraram leis ao longo desse ano. Dentre elas podemos destacar a nº 207/2019 que prevê cota de 2% nos concursos públicos estadual para os portadores de Síndrome de Down. Outra lei de destaque é a nº 10.971/2019 cujo objetivo é garantir os direitos da mulher e promover mais participação feminina nas gestões municipais por meio do “Selo Estadual Prefeitura Amiga das Mulheres”. Ainda no rol das leis de destaque da parlamentar sancionadas em 2019 está a Nº 10.872 que determina que  os comércios deverão inserir uma “fita quebra-cabeça”- símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista - nas placas de atendimento prioritário.
 
Membra efetiva da Comissão de Fiscalização e Orçamento, Janaina fechou a última sessão deste ano apresentando um relatório técnico sobre as contas referentes ao ano de 2018 da gestão do ex-governador Pedro Taques. Segundo a parlamentar, ao votar pela reprovação das contas do ex-gestor, Janaina revela que Assembleia vive um momento único, inclusive de inversão de papeis, ao realizar um julgamento técnico e não político das contas do ex-governador.
 
A vice-presidente diz que em 2020 quer continuar trabalhando muito na construção de um estado mais justo para todos e sendo exemplo de força e a encorajar outras mulheres a adentrarem na política.
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br