NOTÍCIA | VISITA ILUSTRE

Janaina Riva recebe visita de embaixador da Alemanha

Mulheres mato-grossenses poderão compor Rede de Mulheres Germano-Latino-Americanas

Por: Redação 24 Horas News
Publicado em 03 de Maio de 2019 , 10h20 - Atualizado 03 de Maio de 2019 as 15h23


24 Horas News

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), recebeu nesta quinta-feira (02), o embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Wistchel. Em pauta, ações estratégicas que fomentem além da relação comercial, uma força-tarefa ao combate à violência doméstica e sustentabilidade. Um dos destaques se refere à possibilidade de Mato Grosso compor a Rede de Mulheres Germano-Latino-Americanas, entidade recém-criada que reunirá organizações e personalidades em busca de oportunidades entre mulheres e homens, fortalecendo a cooperação entre a Alemanha e os países latinos na luta pelos direitos e igualdade das mulheres.

Durante a visita, o embaixador destacou que o principal objetivo dessa rede que é fortalecer a participação e a liderança de mulheres na política, na mídia, na sociedade, na economia e na ciência, assim como promover o intercâmbio entre essas mulheres e suas redes na Alemanha, na América Latina e no Caribe em prol da aprendizagem e do apoio mútuo.
Com aproximadamente três anos no Brasil, Wistchel também destacou a importância de Mato Grosso para a economia alemã. A sua segunda visita no estado se deve à aproximação ao novo governo e deputados que compõem a 19ª Legislatura.

“Visito a Assembleia Legislativa que é a representação do povo de Mato Grosso, estado que é um parceiro importante para nós porque somos um dos maiores mercado de seus produtos e por outro lado somos exportadores de ferramentas, máquinas, fertilizantes, agrotóxicos. Então, para a indústria alemã é um estado importante. Temos vários projetos, sobretudo na agropecuária, gosto de avaliar onde temos potencial a fim de estreitar nossos laços”, afirmou o embaixador.

Outra questão abordada se refere às ações estratégicas voltadas à preservação do meio ambiente, com foco na luta contra a mudança climática. Assuntos que também serão debatidos com o governo do estado. “Reduzir o desmatamento, lutar juntos contra a mudança do clima é um dos motivos da minha viagem”, definiu.

A presidente Janaina Riva disse que foi gratificante receber o embaixador na Assembleia Legislativa, especialmente, porque se dispõe a conhecer as peculiaridades de cada estado brasileiro. Ela presenteou o embaixador com dois exemplares – em português e inglês, do livro ‘Escape Route, The Untold Story Of The SS’, do economista Maurício Munhoz, que também participou da reunião.

“Cobrei algumas questões como a vacina contra a febre aftosa, por mais que não exista mais a obrigatoriedade, queremos continuar vacinando para evitar qualquer tipo de problemas futuro e sobre o quanto isso representa às nossas exportações. Ele também nos falou sobre a rede macro de proteção às mulheres, que vai tratar sobre empreendedorismo, que é o trabalho preventivo, retirar as mulheres da vulnerabilidade e dependência financeira”, destacou a parlamentar.

Sobre a participação de Mato Grosso na rede, a deputada está otimista. “Há possibilidade de trazer a rede para Mato Grosso, ação que nos interessa muito, pois somos um dos estados com maior índice de feminicídio, um dos mais violentos, principalmente em relação à violência doméstica. Temos a informação de que 36% das ocorrências registradas nas delegacias são de violência doméstica. Esse estreitamento das relações abre as portas para que a Alemanha possa investir em nosso estado, possa trabalhar na questão também do reflorestamento”.

REDE – A Rede de Mulheres será lançada em conferência, no próximo dia 28, em Berlim, com a participação de representantes latino-americanos e caribenhos, além de especialistas em política externa e de segurança, estado de direito, questões climáticas e cooperação científica.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br