Juara discute desenvolvimento regional em encontro com Luiz Antônio Pagot
O pontapé inicial foi dado nesta sexta-feira, dia 02 de maio na Acrivale
JUARA (MT) – Na manhã desta sexta-feira, 2 de maio de 2025, o Salão de Eventos da Acrivale foi palco de uma importante reunião voltada para o futuro do município e da região do Vale do Arinos.
O evento reuniu autoridades, empresários, produtores rurais e lideranças comunitárias para debater ações e estudos voltados ao desenvolvimento sustentável de Juara.
O destaque do encontro foi a presença do engenheiro e economista Luiz Antônio Pagot, ex-presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ex-secretário de Estado de Mato Grosso nas pastas de Infraestrutura e Educação.
Pagot, hoje consultor na área de desenvolvimento logístico e econômico, foi convidado para liderar um estudo técnico que pretende traçar um plano estratégico de desenvolvimento para Juara.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Show de Notícias pelo WhatsApp: (66) 9.99913314. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Estudo para o futuro
O prefeito de Juara, Nei da Farmácia (PRD), destacou a importância do momento como um divisor de águas para o município. “Estamos em uma cidade rica, mas que ainda não vive essa riqueza. O estudo que encomendamos, com o apoio da deputada estadual Janaína Riva e da Assembleia Legislativa, será um pontapé inicial para sabermos o que podemos fazer e o que poderemos alcançar no futuro”, afirmou.
Segundo o prefeito, o levantamento será conduzido com responsabilidade, ouvindo técnicos e especialistas. “Queremos fazer a coisa certa. Desenvolvimento econômico é qualidade de vida. É trazer a indústria, gerar empregos, aproveitar o que já produzimos aqui e agregar valor”, completou.
Nei ainda ressaltou a importância do apoio político ao projeto: “Conversamos primeiro com a deputada Janaína, que de imediato se comprometeu em bancar os custos do estudo. O Pagot também falou com ela, e hoje estamos aqui com a casa cheia, com pessoas comprometidas com o futuro da nossa cidade.”
Juara como polo logístico e agroindustrial
Ao repórter Aparicio Cardozo, do Show de Notícias, Luiz Antônio Pagot reforçou que o trabalho terá início nas próximas semanas com duração de cerca de 150 dias.
O estudo será conduzido pela empresa Macroinfa em parceria com a Perotto, Pagot Consultoria e projetos.
Entre os pontos que serão analisados estão:
- Potencial produtivo atual e futuro do município;
- Origem e destino das cargas;
- Infraestrutura rodoviária e de telecomunicações;
- Viabilidade de implantação de um distrito industrial;
- Estudo de um possível porto seco na região.
“Juara está estrategicamente localizada entre dois grandes eixos de desenvolvimento de Mato Grosso: Juína e Sinop. Essa posição é privilegiada e pode ser usada para alavancar a economia regional. Mas, para isso, é preciso demonstrar o potencial, estudar com profundidade e planejar”, afirmou Pagot.
O ex-secretário também destacou que o desenvolvimento não depende apenas de vontade política ou potencial produtivo. “É preciso mostrar dados, traçar rotas, entender onde estão os gargalos e como integrá-los às cadeias produtivas do estado e do país. Juara pode sim abrigar um porto seco, mas isso depende de análises técnicas, de fluxo de cargas, da demanda por exportação e da estrutura necessária para isso.”
Compromisso com a transformação
O evento contou também com a participação de prefeitos da região, entre eles o prefeito de Porto dos Gaúchos, além de vereadores, representantes sindicais e produtores rurais. Todos ressaltaram o papel estratégico de Juara como centro logístico e agroindustrial.
“Queremos sair da condição de apenas fornecer matéria-prima. Queremos fabricar, agregar valor, colocar o nosso produto na prateleira e exportar com qualidade. Esse estudo é o começo de uma nova era para Juara”, finalizou o prefeito Nei.
O sentimento geral entre os participantes é de entusiasmo e esperança. Com dados concretos e planejamento técnico, Juara pode se tornar referência em desenvolvimento sustentável, geração de empregos e industrialização do interior de Mato Grosso.
Sobre as empresas que vão gerir o projeto;
A Macroinfra é uma empresa de consultoria estratégica especializada nos mercados de infraestrutura e logística de transporte. Desenvolvemos trabalhos e estudos que dão suporte para a tomada de decisão e planejamento estratégico da alta gestão empresarial e de Governo.
A empresa PEROTTO, PAGOT CONSULTORIA E PROJETOS, com a razão social PEROTTO PAGOT & PAGOT LTDA, seu foco principal de atuação é de atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica.
]
MAIS NOTÍCIAS







