NOTÍCIA | REINTEGRAÇÃO DE POSSE

Porto dos Gaúchos: Polícia Militar cumpre mandado de reintegração de posse e retira acampados da Fazenda Mandaguari

Cerca de 50 famílias ainda estavam no local e foram retiradas da fazenda.

Por: Aparicio Cardozo - Show de Notícias -
Publicado em 16 de Janeiro de 2018 , 16h37 - Atualizado 16 de Janeiro de 2018 as 17h10


Um efetivo de cerca de 30 policiais militares foi mobilizado para o cumprimento de reintegração de posse na Fazenda Mandaguari, localizada na Gleba São João, no município de Porto dos Gaúchos.

Além dos policiais militares, a comitiva era composta de Conselheiros Tutelares, oficial de Justiça e advogado e estava equipada com caminhões para carregar as mudanças e ônibus para transporte das pessoas.

O mandado de reintegração de posse foi obtido na justiça pelos proprietários da fazenda, em decisão proferida em 24 de outubro de 2017, pela juíza Adriana Sant’Anna Coningham, da 2ª Vara Cível – Vara Especializada do Direito Agrário de Cuiabá.

A fazenda fica distante cerca de 65 km da sede do município de Porto dos Gaúchos e pertence a empresa Sumatra Cafés Brasil S/A, de propriedade de João Antônio Lian e Luís Antônio Ribeiro.

A fazenda é objeto de disputa na justiça deste 2008, porém, com a suspenção da emissão de posse em favor do movimento de acampados em 2011, o acampamento havia esvaziado, mas voltou a ser ocupada em 2017, por aproximadamente 200 famílias.

O acampamento voltou a esvaziar com a notícia da reintegração de posse em outubro do ano passado, quando vários acampados deixaram a propriedade por conta própria, mas cerca de 50 famílias permaneceram no local.

Elas foram retiradas da fazenda nessa segunda-feira, dia 15. Muitos voltaram para suas cidades de origem e outros foram levados para o Ginásio de Esprotes Nércio Arend, no município de Porto dos Gaúchos.

A reintegração de posse foi pacífica, não havendo conflito entre os acampados e membros da Força de Segurança. Os acampados que restavam no local foram acordados com a chegada da PM e demais participantes da comitiva.

Segundo informações, ao serem comunicados da decisão, aos poucos os invasores foram arrumando suas bagagens e se preparando para sair. Os barracos foram desmanchados e todos se retiraram pacificamente. Alguns deixaram o local em seus veículos próprios.

Entre os acampados havia crianças, idosos e uma mulher grávida. Havia pessoas de Cláudia, Sinop, Colíder, Tabaporã, Sorriso e Jaú

No momento em que a reportagem do Show de Notícias esteve em Porto dos Gaúchos, a secretária de Assistência Social do Município de Porto dos Gaúchos, Ângela Piovezan, esteva no local e conversou com as pessoas que ainda restavam no Ginásio de Esportes.

Ela não quis gravar entrevista, mas disse que iria providenciar alimentação para as pessoas que ali estavam e faria um cadastro de cada um, para tentar resolver o problema e ajudar para que cada um voltasse aos seus municípios de origem.

 

Foto Show de Notícias/Aparicio Cardozo

GALERIA DE FOTOS

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br