Salas de parto humanizado de Juara seguem sem uso quase seis meses após inauguração
Duas salas estão apenas com as paredes pintadas
Quase seis meses após sua inauguração, a ala de parto humanizado Beija-Flor, no Hospital Municipal de Juara, ainda não foi utilizada para o nascimento de nenhuma criança.
Inaugurada em 9 de dezembro de 2024, a estrutura foi anunciada como um avanço no atendimento às gestantes do município, mas até o momento segue sem funcionamento efetivo.
A inauguração contou com a presença de autoridades como o então prefeito Carlos Sirena (UB), a primeira-dama da época Silvia Sirena, o vice-prefeito Nei da Farmácia (PRD), a secretária de Saúde Maísa Figueiredo, além dos vereadores João do Hospital e Salvador Pizzolio.
Segundo a secretária Maísa, que se mantem no cargo na atual administração, o investimento total foi de R$ 1,8 milhão, obtido por meio de articulações junto ao governo do estado e destinado tanto à construção da ala humanizada quanto à reforma de outros setores do hospital.
“Os partos humanizados passam a ser realizados nessa nova estrutura, o que representa um grande avanço para o atendimento às gestantes de nossa cidade”, declarou na época da inauguração.
A reportagem do Show de Notícias voltou ao local nesta quarta-feira (28), acompanhando o vice-prefeito Léo Boy (PL), e constatou que o espaço permanece sem uso.
Apenas uma das salas está mobiliada apenas com cama, uma cadeira inclinável, uma estande com estufa e paredes com pinturas temáticas, uma destinada para mães indígenas, mas sem equipe de trabalho, insumos ou estrutura adequada para atendimento.
De acordo com uma profissional de saúde que atua no hospital, nascem em média 20 ou mais crianças por mês em Juara. Apesar disso, nenhuma delas foi recebida nas salas humanizadas até o momento.
A situação levanta questionamentos sobre a real efetividade do investimento e a falta de planejamento na implantação do projeto, que segue sem cumprir a promessa de oferecer um atendimento mais digno e acolhedor às gestantes juarenses.

MAIS NOTÍCIAS







