NOTÍCIA | MUDANÇA DE CONSÓRCIO

Tabaporã quer realizar o sonho de mudar do Consorcio de Saúde do Vale do Arinos para o Consórcio do vale do Teles Pires

A maior justificativa das autoridades de Tabaporã, seria a logística de estradas e a distância entre os municípios de Sinop e Juara.

Por: Redação Show de Notícias
Publicado em 21 de Janeiro de 2021 , 06h51 - Atualizado 21 de Janeiro de 2021 as 07h24


Reprodução

Autoridades do município de Tabaporã se reuniram com o vice governador Otaviano Pivetta na semana passada, para discutir a realização de um antigo sonho, a saída do CISVA – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos e passar a fazer parte do Consórcio Intermunicipal do Vale do teles Pires.

Composto por 04 municípios, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Juara, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos -CISVA, poderá então perder um de seus entes e passar a contar com apenas 03 cidades.

Os motivos apresentados pelas autoridades de Tabaporã para mudar de Consórcio, são a logística, uma vez que Tabaporã fica distante de Juara cerca 110 km, todo trecho de estradas de terra e pouco mais de 200 km de Sinop, mas ligado por estrada asfaltada, o que daria maior conforto ao paciente e o aumento de especialidades, consultas e exames médico, que Sinop, sede do Consórcio do Teles Pires possuiu.

Tabaporã também passaria a ter mais opções de internamento em UTIs, já que Sinop possuiu hospitais regionais e está mais próxima de centros maiores como Cuiabá, por exemplo.

A logística é simples de entender, uma vez que um paciente de Tabaporã teria que vir para Juara fazer um tratamento inicial, e, caso tivesse que ser levado para outra cidade, teria que fazer um caminho de volta, ficando a 300 Km de Sinop e 690 km de Cuiabá, o que dificultaria, inclusive, a sua recuperação.

Na audiência com o vice-governador Otaviano Pivetta, o prefeito Sirineu pediu apoio sobre essa possível mudança de Consórcio Intermunicipal de Saúde, justificando a questão logística. “Várias especialidades não temos no consórcio sediado em Juara, o que nos obriga a levar dezenas de pacientes para Cuiabá, sem contar que agora todo trajeto de Tabaporã a Sinop é asfaltada e isso geraria mais economia para o município em todos os aspectos”, ressalta o prefeito.

15 municípios já integram o consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires sendo; Sinop, Sorriso, Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.

Com o aval do prefeito Sirineu Moleta e da secretária de Saúde de Tabaporã, junto com os vereadores também trabalha para construir politicamente as ações necessárias para que a migração se torne realidade.

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br