NOTÍCIA | A UNIÃO FAZ A VIDA

Mostra Pedagógica apresenta vários projetos do Programa A União Faz a Vida em Juína

Foram apresentados projetos sobre vários temas, cada um de acordo com a realidade de cada turma

Por: Thiago Evangelista/ Assessoria Sicredi Univales
Publicado em 29 de Outubro de 2019 , 06h57 - Atualizado 29 de Outubro de 2019 as 07h00


Reprodução Sicredi Univales
Visando construir e promover a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa em Juína (730 km de Cuiabá) e região, o Sicredi dedicou os dias 24 e 25 de outubro para a realização de eventos que fortalecem a atuação do Programa A União Faz a Vida no município. Na quinta-feira (24), aconteceu no Auditório Ipê Amarelo do Sicredi, a palestra “Metodologia Ativa: Trabalho por Projetos”, ministrada pelo Professor e Dr. Ricardo Casco – formador nacional do Programa. 
 
Além dos profissionais da educação de Juína, Vilhena, Castanheira e Porto dos Gaúchos, esteve presente no evento o Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Efrain Gilberto Ricca, os Assessores de Desenvolvimento do Cooperativismo, Fábio Moreira de Souza e Paulo Ricardo Pires e a Secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Granja.  
 
A educação cooperativa proposta pelo Programa A União Faz a Vida, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Juína, age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades. 
 
Durante o ano de 2019 foram realizados mais de 70 projetos pelos alunos, sendo que 45 deles foram apresentados na Mostra Pedagógica que foi realizada nesta sexta-feira (25), no Salão da Catedral Sagrado Coração de Jesus. 
 
Os temas mostrados variaram... Uma turma de alunos da Escola Municipal Paulo Freire, por exemplo, executou um projeto que trata sobre o reaproveitamento de madeira. Eles foram até o aterro sanitário de Juína e vivenciaram como é feito o descarte de resíduos das industrias madeireiras da região. “Eu não sabia que havia uma empresa que buscava esses resíduos aqui em Juína e os utilizavam para gerar energia! Descobrimos também que várias pessoas aproveitam sobras de madeira para fazer artesanato”, disse estudante Renan Tezolin. 
 
Outra turma apresentou um projeto sobre a realização de um parquinho de diversões ecológico, visando a reciclagem de pneus para a construção de balanços e outros brinquedos. “Eu aprendi que quando um pneu é descartado de forma irregular ele pode poluir o meio ambiente, ou virar criatório dos mosquitos da dengue. Por isso, podemos reciclar esse pneu ou encaminhar para o descarte correto”, afirmou o aluno Luiz Antônio. 
 
“Em Mostras como esta é que vemos a importância do Programa A União Faz a Vida, pois através desses projetos o aluno se torna protagonista em sala de aula, e isso aumenta a produtividade e aprendizado”, relatou o Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Efrain Gilberto Ricca.
 
A professora Adivair Farias faz parte do Programa desde 2010. “Sou muito feliz em trabalhar com este programa porque a própria criança escolhe o tema, para ele é muito mais fácil aprender, pois ele está estudando algo do seu interesse”, disse. 
 
“Fazer parte disso, ver alunos e professores empenhados, me enche o coração de satisfação”, revelou Ricardo Casco, formador nacional do Programa A União Faz a Vida, que fez questão de ver todas as apresentações.
 
O Sicredi desenvolve a mais de 25 anos o Programa A União Faz a Vida, hoje é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi. Em Juína, o Programa é executado desde 2008.
 
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br