Show de Notícias

Amigo Faro Fino

Bom Dia! - [ FAÇA LOGIN ]

Pecuaristas mato-grossenses discutem propostas para os próximos anos

Reprodução assessoria


Pecuaristas mato-grossenses discutem propostas para os próximos anos


Pecuaristas mato-grossenses se reuniram nessa segunda-feira (13) à noite, na sede da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (Nelore-MT), para discutir as propostas para o desenvolvimento do estado nos próximos anos. Liderada pelo presidente da Nelore-MT, Mário Cândia, a reunião recebeu o governador Pedro Taques e o pré-candidato a deputado estadual Luciano Vacari.

O encontro teve como pauta principal os avanços registrados nos últimos quatro anos e as propostas para dar continuidade ao processo de reestruturação e crescimento de Mato Grosso. Na ocasião, o produtor José João Bernardes apresentou uma carta proposta assinada pelas principais entidades ligadas à pecuária de corte com uma relação de demandas.

Luciano Vacari iniciou o discurso agradecendo a oportunidade dada pelos produtores de trabalhar, há 20 anos, pelo segmento e se colocou à disposição para dar continuidade ao trabalho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. “Por muitos anos estivemos aqui, na casa da Nelore, para discutir ações pelo bem da pecuária e dos produtores, em busca de construir junto ao governo um estado promissor. Agora temos um projeto a apresentar, iniciado há alguns meses, para consolidar a agropecuária como principal atividade e gerador de riquezas no campo e na cidade”.

O governador Pedro Taques (PSDB) destacou que Luciano Vacari compôs sua equipe por indicação do setor e que desempenhou relevante papel à frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional e do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac). “O Vacari precisa do apoio de vocês para que possa representar o setor na Assembleia. Não podemos só pensar em Brasília, o agronegócio precisa de representantes onde as coisas são resolvidas dentro do estado”, declarou o governador.

O produtor José João Bernardes, ao entregar a carta de demandas do setor, destacou a importância de divulgar a condição ambiental do estado, um dos mais preservados e que mesmo assim consegue ser um dos maiores produtores mundiais de grãos e de carne. “Entregamos um documento similar ao que entregamos em 2014, alguns pontos foram solucionados, mas ainda temos o que avançar”.

Entre as pautas, o setor reivindica a redução da carga tributária e maiores investimentos para garantir a manutenção da sanidade animal após a retirada da vacina contra febre aftosa, prevista para ocorrer a partir de 2019. Sobre Luciano Vacari, o ex-presidente da Acrimat, José João Bernardes destacou os serviços já realizados pelo executivo pelo setor.

“Precisamos nos unir dentro de um propósito, que é o desenvolvimento da agropecuária. Se o agronegócio é o maior produtor de riqueza do nosso estado, então defender o agro é defender a maioria e o Vacari sabe como fazer isso”, declarou José João Bernardes.

Vacari encerrou a reunião declarando seu compromisso com o setor e sua luta para aproximar o campo da cidade. “Eu serei o executivo do agronegócio para representar os interesses de todos aqui. Precisamos acabar com o distanciamento, pois se 72% dos recursos que circulam em todo o estado são provenientes da produção do agro e este é o segmento que mais gera emprego e renda, é preciso reconhecer o trabalho dos produtores e propor políticas públicas que permitam verticalizar a produção ”.

Compromisso

O governador Pedro Taques se comprometeu com os produtores presentes que não irá apresentar projeto para prorrogar o Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab) 2, imposto provisório aprovado para arrecadar recursos para investimentos em logística. A reforma na Lei 7.623/2000, que instituiu o Fethab ainda no governo Dante de Oliveira, autorizou a cobrança adicional do imposto sobre a produção de soja, algodão, milho e gado em pé e aumento da contribuição sobre a comercialização de óleo diesel até o dia 31 de dezembro deste ano.

No período em que ficou em vigência, cerca de R$ 800 milhões foram arrecadados e, de acordo com o governador Pedro Taques, R$ 958 milhões investidos em obras de infraestrutura logística. Para os próximos anos, Taques afirmou que buscará recursos federais para dar continuidade aos investimentos caso seja reeleito.

Outro compromisso assumido pelo governador foi de impedir o aumento das áreas de conservação no Estado sem ampla discussão com o setor produtivo. “Eu me comprometo a não permitir a criação de novas áreas de conservação no Pantanal sem que esteja de acordo com o setor produtivo. Além disso, informo a todos que vou assinar o decreto que permite a utilização de pastagens cultivadas”. O uso de pastagem cultiva no Pantanal permite aumentar a produtiva na região sem que causar prejuízos ao bioma, conforme nota técnica divulgada pela Embrapa.





2002 - 2024 © showdenoticias.com.br