NOTÍCIA | FRUTO DO CERRADO

A partir de oficina promovida pelo REM MT, bolsista faz estudo sobre mapeamento da cadeia de valor do cumbaru

Importante fruto do Cerrado, o cumbaru tem potencial ecológico e econômico

Por: Comunicação Programa REM-MT
Publicado em 22 de Setembro de 2023 , 08h23 - Atualizado 28 de Setembro de 2023 as 20h15


Reprodução

Cumbaru, baru, cumaru, ou paru. Não importa como você já ouviu chamar essa árvore do Cerrado: o interessante é entender como seu importante fruto é trabalhado fortalecendo a cadeia de valor da sociobiodiversidade. Pensando nisso, a mestranda e bolsista Cátedra do Instituto Escolhas, Graciele Sbízero, escreveu o artigo “Mapeamento da cadeia de Valor do Cumbaru na baixada cuiabana: uma ação de fortalecimento e desenvolvimento endógeno”.

Aluna do mestrado no Programa de Pós-graduação em Economia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Graciele participou da Oficina de Mapeamento da Cadeia de Valor, promovida pelo Programa REM MT, em 2022. Foi por meio da oficina que ela teve a ideia de realizar o estudo, uma vez que já desenvolvia pesquisa sobre a cadeia de valor do cumbaru nos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Poconé. 

Segundo Graciele conta, fomentar o desenvolvimento sustentável das cadeias de valor da sociobiodiversidade no cerrado é contribuir positivamente na conservação e também possibilitar novas oportunidades para o fortalecimento e desenvolvimento local. 

Através do Subprograma Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais (AFPCT), o REM MT já investiu aproximadamente R$ 2,5 milhões em projetos voltados para a valorização do cumbaru mato-grossense. 

Cumbaru e seus usos

Um dos destaques do uso do cumbaru é o seu notável valor culinário e nutricional. A 'castanha do Cerrado' ostenta propriedades medicinais de considerável importância. Em algumas comunidades, é empregada com a finalidade de aliviar os sintomas do reumatismo e regular o ciclo menstrual, embora careça de validação científica. 

Contudo, sua reputação mais amplamente difundida, transcendendo fronteiras regionais, recai indubitavelmente sobre sua suposta qualidade afrodisíaca. E, por isso, é chamado vulgarmente de "viagra do cerrado". Talvez essa associação decorra de sua semelhança de sabor com o amendoim, já que ambos pertencem à ilustre família das leguminosas. O que é incontestável, no entanto, é a capacidade revigorante do baru, impulsionada por suas notáveis propriedades nutricionais.

“Essa mesma árvore possui um fruto de casca dura que em seu interior contém uma castanha de alto teor nutritivo considerada um superalimento e que vem ganhando destaque no mercado nacional e internacional.  O principal produtor e exportador de cumbaru é o Brasil, que vende para fora cerca de 25% das suas amêndoas, tendo como principais estados produtores Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”, demonstra Graciele. 

Além disso, por possuir uma madeira de alta durabilidade e resistência, o cumbaru também é muito utilizado na construção civil, para produção de cercas e mourões. A alta demanda, entretanto, tornou a espécie alvo do processo de desmatamento, colocando-a em risco de extinção, alerta Graciele.

“A árvore do cumbaru está em risco de extinção, devido ao processo de exploração e a intensificação da atividade agrícola e o intenso processo de desmatamento, que tem sido um dos grandes desafios na conservação da biodiversidade na busca de um desenvolvimento sustentável no Cerrado”, relata. 

A importância de preservar o cumbaru

O cumbaru é considerado uma árvore de grande potencial ecológico para o Cerrado, principalmente por exercer um importante papel na ciclagem de nutrientes. A árvore conta com os morcegos como principal dispersor; e, ainda, fornece néctar a várias espécies de abelhas sem ferrão.

Unindo sua capacidade ecológica, produtiva e econômica, o cumbaru também se torna um importante ator no combate ao desmatamento ilegal, pela manutenção da floresta em pé, bem viver dos povos e comunidades tradicionais que dependem da sua produção.

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br