NOTÍCIA | ESTÍMUL AOS JOVENS DO CAMPO

Capacitação Técnica de jovens é estimulada por Carlos César Floriano

Outro projeto que já está com os alunos em campo ocorre no município de Iguatu, no Ceará.

Por: Carlos César Floriano - CEO do Grupo VMX
Publicado em 15 de Maio de 2021 , 10h42 - Atualizado 15 de Maio de 2021 as 10h51


Foto: reprodução assessoria VMX Agro

CEO do Grupo VMX, Carlos César Floriano, aprova e comemora a iniciativa do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência) promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como principal objetivo a capacitação de jovens estudantes e graduados para atuarem no campo.

Segundo Carlos César Floriano “a proposta central deste projeto é aproximar o universo acadêmico com a realidade do campo, contribuindo para a formação de profissionais”, explica.

No total, 76 projetos de instituições de ensino foram selecionados no primeiro edital para desenvolverem atividades de qualificação técnica com 943 estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins, sendo distribuídos da seguinte maneira: 35 projetos no Nordeste, 15 no Norte, 8 no Centro-Oeste, 8 no Sudeste e 10 no Sul.

Cada projeto leva em conta as características das atividades agropecuárias de cada região, potencial e necessidade como, por exemplo, no Tocantins existem projetos voltados para a cadeia produtiva do leite e para a pecuária de corte; no Sertão sergipano, outro projeto trabalha com os jovens a otimização de sistemas de produção de milho e forragens e, no Rio Grande do Sul, as temáticas são as práticas agronômicas de manejo e conservação do solo, agricultura de precisão e outras.

Em Minas Gerais, nos municípios de Viçosa, Lagoa Formosa e Conselheiro Lafaiete, quatro residentes já estão colocando em prática os novos conhecimentos com atividades voltadas para nutrição animal, planejamento forrageiro e aumento de qualidade, com o propósito de ampliar a produção de leite e a rentabilidade do produtor.

Outro projeto que já está com os alunos em campo ocorre no município de Iguatu, no Ceará. Os dez residentes aprendem técnicas de agricultura de precisão e manejo racional da adubação e dos recursos hídricos, com o auxílio do geoprocessamento, sensoriamento remoto e machine learning.

No Pará, o projeto ‘Unindo a Teoria com a Prática’ também iniciou as atividades, com nove residentes. Em unidades demonstrativas de campo, eles trabalham com manejo da soja e do milho, e vivenciam o dia a dia da assistência técnica agronômica.

Carlos César Floriano comenta que “o AgroResidência vai colaborar com o aprofundamento dos conhecimentos práticos e teóricos dos participantes, ampliando as possibilidades de atuação na área de formação profissional”.

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br