Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba promove seu primeiro encontro
Carlos César Floriano detalha a composição do Comitê Gestor
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sediou a primeira reunião do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (CGPDA-Matopiba), apontando um marco importante para a região. Conforme informações de Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “Este Plano possui como principal objetivo estimular o crescimento econômico, ambiental e social sustentável da região conhecida como Matopiba”, diz.
O encontro foi palco da instalação do Comitê Gestor e contou com a participação de figuras proeminentes, incluindo Oziel Oliveira, coordenador de Apoio às Superintendências, Pedro Neto, secretário-adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), e Cleber Soares, secretário-adjunto da Secretaria Executiva.
O Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba (PDA-Matopiba) foi estabelecido por meio do Decreto Nº 11.767, lançado em novembro de 2023, com o propósito de coordenar políticas públicas destinadas ao crescimento econômico, ambiental e social sustentável.
“Neste contexto, o foco principal é fortalecer as atividades agrícolas, pecuárias e agroindustriais visando à melhoria da qualidade de vida da população local”, explica Carlos César Floriano.
Durante a reunião, Oziel Oliveira ressaltou a relevância da região do Matopiba como um dos principais polos de produção agrícola do país.
Ele destacou que o Plano oferece uma oportunidade única para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio, promovendo crescimento econômico e social.
Carlos César Floriano detalha a composição do Comitê Gestor
O Comitê Gestor é composto por representantes de diversos órgãos governamentais, tais como a Casa Civil da Presidência da República e os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), além de representantes dos estados e municípios da Bahia, Maranhão, Tocantins e Piauí, bem como do setor educacional, empresarial e entidades.
Durante a reunião, foram apresentados os três Grupos de Trabalho (GT’s) encarregados de elaborar o Plano Estratégico do PDA-Matopiba: Ordenamento e Gestão Territorial, Desenvolvimento Agropecuário e Desenvolvimento Agroindustrial.
Conforme estabelecido pela Portaria Mapa nº 33/2024, o Comitê tem o prazo de 180 dias, a partir da designação dos membros, para elaborar o Plano de Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial do Matopiba.
Além das discussões técnicas, o presidente do Comitê homenageou as mulheres presentes, reconhecendo sua importante contribuição para o agronegócio na região do Matopiba.
Segundo Carlos César Floriano, “Destacou-se a eleição de Lídia Souza como presidente de honra do CGPDA Matopiba”, explica.
A próxima reunião ordinária do CGPDA está agendada para o final do mês abril, onde se espera avançar ainda mais nas discussões e planejamento para o desenvolvimento sustentável da região do Matopiba.
As primeiras sílabas dos estados de Maranhão, de Tocantins, do Piauí e da Bahia formam a palavra conhecida como Matopiba.
A região é formada pelo Norte e Nordeste dos estados de Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11%) e Bahia (18%). “É o 4º maior produtor de grãos do Brasil, com 5,9 milhões de habitantes”, esclarece Carlos César Floriano.
Os quatro estados devem atingir uma produção de grãos de 48 milhões de toneladas nos próximos dez anos, alta de 37%, em uma área plantada de 11 milhões de hectares, em 2032/33. O crescimento da região deve ocorrer baseado na produtividade.
Nos últimos dez anos, a produção de grãos no Matopiba aumentou 92%, passando de 18 milhões de toneladas (safras de 2013 e 2014) para as atuais 35 milhões de toneladas.
MAIS NOTÍCIAS