NOTÍCIA | CAFÉ EM PARANORTE

Em Juara, produtores investem no cultivo de café com apoio e assistência da Secretaria de Agronegócios e Empaer.

Café - Excelente opção para produtores rurais de Juara

Por: Ascom prefeitura de Juara
Publicado em 25 de Novembro de 2020 , 07h33 - Atualizado 25 de Novembro de 2020 as 07h37


Reprodução

De olho em uma grande oportunidade no agro negócio, pequenos produtores de Paranorte acreditam e investem no plantio de café.

Um desses produtores, é Pedro Aparecido Belo, morador de Paranorte distrito de Juara. Ele está otimista e vê no café uma grande fonte de renda para a agricultura familiar.

“Hoje, é apenas um projeto piloto em uma área demonstrativa, mas as perspectivas são grandes”, ressalta o produtor de Paranorte.

Em apenas 1 hectare de terra, Pedro plantou 3.100 pés de café. As mudas são das espécies Conilon e Robusta (clonado adaptado à nossa região) e são fornecidas pela Secretaria de Agronegócios e Meio Ambiente do município de Juara e foram produzidas no viveiro que está localizada no assentamento PA Vale do Arinos, e também é feito um acompanhamento técnico pelo secretário Mauro Dirami e pela Empaer.

Com uma pequena correção de solo com adubos e calcário, o plantio foi realizado no final de Abril deste ano e é tratado de forma irrigada.  Pedro disse que gastou uma média de 2.500 reais por hectare para fazer a correção de solo com adubos e calcário, mais uns 2.500 reais com o sistema de irrigação por gotejamento que ele já possuía em sua propriedade.

Mauro Dirami, secretário da pasta de Agronegócios está muito otimista e diz que esse projeto tem tudo pra dar certo. Além do viveiro para produção das mudas que está no assentamento PA Vale do Arinos, a secretaria, visando um aumento na demanda dos interessados no cultivo no distrito de Paranorte, pretende implantar também um viveiro no próprio distrito para atender os produtores daquela localidade.

Segundo Mauro também que já está pronto para o próximo ano, um projeto para produção de mudas de cacaueiro, para incentivar os produtores ao cultivo do cacal. Mauro disse que com esses projetos, pretende mostrar, que uma área por mais pequena que seja, trabalhando da forma correta, pode ser altamente produtiva e ser uma grande fonte de renda para as famílias que vivem no campo. Essas mudas de café, a partir do 3º ano vão produzir 100 sacas de café com uma renda e 32 à 35 mil reais em apenas 1 há de terra.

A propriedade que visitamos em Paranorte, é apenas uma das 4 áreas que possui esse projeto demonstrativo, sendo 2 áreas com 3.000 pés de café e mais 2 áreas com 1.200 pés de café. O Proprietário Pedro Aparecido Belo se diz feliz e confiante; agradece o Sec. Mauro, a Prefeitura Municipal de Juara e a Empaer pelo incentivo e acompanhamento técnico.

Pedro disse ainda, que o mais breve possível estará aumentando sua lavoura de 3.000 para 6.000 pés, e que só agora, vê a possibilidade de crescer no campo, quer trazer os filhos para ajudar na terra e ter uma melhor renda familiar.

Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br