NOTÍCIA | AUMENTO NA PRODUTIVIDADE

Ministro Fávaro debate estratégias para aumentar produtividade agrícola com a Federação Brasileira de Geólogos

Carlos Fávaro ressaltou no debate, a necessidade de investimentos em pesquisa e ciência para impulsionar a produção nacional de tecnologias agropecuárias.

Por: Carlos César Floriano - CEO do grupo VMX
Publicado em 28 de Março de 2024 , 08h29 - Atualizado 28 de Março de 2024 as 10h13


Reprodução grupo VMX

No final do mês de fevereiro de 2024, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, e a diretoria da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) discutiram sobre o uso de remineralizadores e minerais como impulsionadores da produtividade na agricultura nacional. Segundo Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX, “O encontro destacou a importância de desenvolver tecnologias próprias para reduzir a dependência externa de fertilizantes, uma vez que o Brasil é um dos maiores importadores mundiais desses insumos”, informa.

O ministro Carlos Fávaro ressaltou, durante o debate, a necessidade de investimentos em pesquisa e ciência para impulsionar a produção nacional de tecnologias agropecuárias.

A técnica de remineralização, conforme explicado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), replica processos naturais, aumentando a fertilidade do solo por meio da aplicação de rochas regionais.

“Essa prática pode contribuir significativamente para o desenvolvimento agrícola, reduzindo a necessidade de importação de fertilizantes”, explica Carlos César Floriano.

Para promover o desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos que beneficiem os agricultores e diminuam a dependência externa, o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CONFERT) estabeleceu um Grupo de Trabalho para elaborar propostas de pesquisa e inovação, incentivando o uso de remineralizadores e agrominerais silicáticos.

Febrageo enfatiza a importância da adoção de novas técnicas, conforme Carlos César Floriano

Caiubi Kuhn, presidente da Federação Brasileira de Geólogos, enfatizou a importância da rochagem, uma técnica que utiliza rochas moídas como fonte de minerais para fertilizar o solo, como uma estratégia que pode impulsionar a agricultura brasileira.

O ministro Fávaro ressaltou que avançar nesse debate é fundamental para alcançar os objetivos do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis, que visa recuperar até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis.

Conforme informações de Carlos César Floriano, “O Brasil, atualmente, é o quarto maior consumidor global de fertilizantes, sendo a soja, o milho e a cana-de-açúcar os principais cultivos que demandam esses insumos”, diz. Que ainda enfatiza, “Reduzir a dependência externa e promover as práticas sustentáveis na agricultura são desafios essenciais para impulsionar o setor e garantir a segurança alimentar nacional”, explica.

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br