NOTÍCIA | FEBRE AFTOSA

Primeira etapa da vacinação começa na próxima semana

Todos os animais, de mamando a caducando, devem ser imunizados em Mato Grosso

Por: Laís Costa Marques - Assessoria de imprensa da ACR
Publicado em 28 de Abril de 2018 , 08h52 - Atualizado 28 de Abril de 2018 as 08h58


Assessoria de imprensa da ACRIVALE

A partir da próxima terça-feira (01) começa a 1ª etapa da vacinação de bovinos de todas as idades e em todas as regiões do Estado, com exceção somente do rebanho do baixo Pantanal. Os animais deverão ser imunizados contra a febre aftosa no período de 1º a 31 de maio e os produtores deverão comunicar a vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) até o dia 11 de junho.

Esta é principal etapa de imunização do rebanho bovino e bubalino do Estado e, desde o ano passado, o período foi transferido de novembro para maio no intuito de reduzir os impactos em decorrência da chuva. A vacinação contra febre aftosa é obrigatória e há mais de 20 anos não há registro da doença em Mato Grosso.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Tulio Duarte Soares destaca que os produtores mantêm o percentual de animais vacinados acima de 99%, garantindo a sanidade do rebanho e a qualidade da carne mato-grossense. “O pecuarista é comprometido com a sanidade animal de nosso rebanho e sabe a importância de cumprir todas as suas obrigações para manter as relações comerciais e levar sua carne para mais de 100 países”.

Por estar em uma região de fronteira com outro país, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) realiza todos os anos a vacinação assistida nas propriedades dessa região. Nas demais localidade, a presidente do Indea-MT, Daniella Bueno, explica que o órgão faz a fiscalização por amostragem, ou seja, são sorteadas propriedade para que a imunização dos animais seja realizada com a presença dos fiscais.

Os produtores de bovinos também são obrigados a comunicar a vacinação ao Indea-MT. Nesta primeira etapa o prazo é dia 11 de junho e a comunicação deve ser feita nas unidades do órgão juntamente com apresentação da nota fiscal da vacina.

A multa para quem não vacinar o rebanho no prazo estabelecido é de uma (01) Unidade Padrão de Fiscal (UPF) por cabeça de gado não vacinado e quem deixar de comunicar o Indea-MT fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br