NOTÍCIA | CULTIVO DA UVA

Processo para as boas práticas na produção de uva iniciam em julho

os agricultores garantem o incremento da produção e os produtos adquirem mais visibilidade nas gôndolas de grandes e pequenas empresas do comércio no Brasil.

Por: Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX
Publicado em 27 de Junho de 2022 , 23h32 - Atualizado 27 de Junho de 2022 as 23h34


Reprodução - Grupo VMX

As normas técnicas que estabelecem as características para a Produção Integrada de Uva em Processamento (PIUP) foram proclamadas no Diário Oficial da União (DOU), em 2 de junho de 2002. A Instrução Normativa nº 21 entra em vigor em 1º de julho de 2022. 

A Produção Integrada de Uva em Processamento foi desenvolvida para gerar uma produção sustentável com a meta de diminuir o impacto no meio ambiente, economizar custos de produção, evitar desnecessárias utilizações de insumos e também conseguir realizar o monitoramento de todo o processo produtivo com o uso da tecnologia de ponta.

Com isso, os agricultores garantem o incremento da produção e os produtos adquirem mais visibilidade nas gôndolas de grandes e pequenas empresas do comércio no Brasil.

Marcus Vinícius Martins, Coordenador-Geral de Sistemas Integrados de Produção Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), destacou que as leis técnicas são uma formidável ferramenta para guiar os agricultores e vinícolas a produzirem vinhos e sucos de uva com muita qualidade para o destaque merecido em solo brasileiro. 

“A certificação do procedimento de produção admite que produtores e vinícolas agreguem valor aos produtos que comercializam e utilizam o Selo Brasil de Certificado: Agricultura de Qualidade. Os clientes também podem ter a certeza de que os alimentos que compram é seguro para o consumo, além de ajudar na gestão dos empreendimentos rurais, reduzindo custos e protegendo o meio ambiente”, afirmou ao site oficial do Mapa Marcus Vinícius Martins.

A Norma Técnica para Produção Integrada de Uva está dividida em 13 temas, a saber: Formação; Gestão Ambiental; Material de Propagação; Implementação de vinhedos; Nutrição das Plantas; Manobra do Solo; Irrigação; Manejo da Seção Aérea; Proteção Integrada das Plantas; Safra; Carência e Rastreabilidade e sistemas de auditoria, análise de detritos e assistência técnica e mão de obra. 

Uma das diretrizes é treinar os produtores ou responsáveis pelas atividades conforme o manual técnico do PIUP e usar materiais vegetais sadios, poupando o nível de tolerância das pragas, de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de demais órgãos relacionados.

Após a obtenção de uma certificação de Produção Integrada de Uva para Processamento, os agricultores e as vinícolas incluirão a oportunidade de vender produtos com qualidade garantida na origem. Os clientes se beneficiam de produtos alimentícios seguros e de alta qualidade, de origem conhecida e produzidos de acordo com as Boas Práticas Agrícolas (BPA) que contribuem para a produção sustentável de alimentos. 

Como funciona a Produção Integrada (PI)? 

Os padrões técnicos de produção são testados e validados por meio da aplicação em unidades-piloto. Nesse procedimento, são usadas as tecnologias mais adequadas, buscando racionalizar a utilização de agrotóxicos, monitorando a água, o solo, a lavoura, a pós-colheita e documentando para a rastreabilidade em todas as etapas da produção. 

Ao final do trabalho, todas as diretrizes estabelecidas para o sistema de produção integrado serão disponibilizadas ao produtor: normas técnicas específicas, a grade dos agrotóxicos, tabelas de comprovação, cadernos de campo, pós-colheita e de agroindustrialização, sendo que estes são aprovados e homologados oficialmente pelo Mapa.

Veja mais notícias em nosso site.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br