NOTÍCIA | AVANÇOS

Projeto Semeando Nossos Biomas amplia rotas de comercialização da produção sustentável na região de Cáceres

Projeto é apoiado pelo Programa REM MT e alcançou resultados importantes na região

Por: Grupo de Trabalho do Programa REM
Publicado em 10 de Fevereiro de 2025 , 20h42 - Atualizado 10 de Fevereiro de 2025 as 20h47


Programa REM

O Programa REM MT, em apoio a mais uma iniciativa que une produção e sustentabilidade no estado, destinou recursos para o ‘Projeto Semeando Nossos Biomas', realizado na região de Cáceres e Pontes e Lacerda. Executado pela Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA), o projeto fortalece cadeias produtivas sustentáveis, envolvendo  famílias de produtores, mulheres e jovens em práticas agroecológicas, recuperação ambiental e abertura de novos comércios.

O projeto tem como base a segurança alimentar e nutricional, geração de renda e recuperação de áreas degradadas. A iniciativa foca também no fortalecimento da Rota Caminhos da Agroecologia, uma rede de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, que se conecta a mercados locais e regionais, como explica o coordenador do projeto, Saguio Moreira dos Santos:

“O projeto vem com esse foco de fortalecer a rota nos três eixos, pensando estratégias produtivas, agregação de valor e também na mobilização da comercialização”.

Em dois anos de projeto, resultados importantes puderam ser vistos como o aumento da produção agroecológica, a capacitação de jovens e produtores, melhora na infraestrutura com aquisição de estufas, viveiros e maquinários, uso de sistemas de pastoreio sustentável, recuperação de áreas degradadas que foram protegidas e restauradas com plantio de mudas nativas e a realização de estudos de viabilidade econômica, com análises de mercado para ampliar a comercialização dos produtos, diversificando a renda das famílias.

ABRANGÊNCIA

O ‘Projeto Semeando Nossos Biomas’ atua nas regiões da Grande Cáceres e Baixada Cuiabana, abrangendo os biomas Amazônia, Pantanal e Cerrado. Os municípios como Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres e Poconé se beneficiam diretamente das ações.

A Rota Caminhos da Agroecologia, estruturada com apoio do projeto, conecta agricultores familiares dessas regiões a pontos de venda em mercados locais. Essa articulação geográfica permite o escoamento eficiente de produtos, melhorando a logística e agregando valor à produção sustentável. 

Com o apoio do Programa REM MT, o ‘Semeando Nossos Biomas’ fortalece a organização e a geração de renda de comunidades locais por meio do incentivo a cadeias produtivas sustentáveis, como destaca Vilmon Alves Ferreira, diretor-secretário do CTA e beneficiário do projeto.

“O Programa REM MT congrega com os princípios do CTA, do ponto de vista de trabalhar a temática da agroecologia, sendo um instrumento muito importante para a aquisição de recursos públicos voltados para esse modelo alternativo de produção, que é o trabalho de reflorestamento e de compor um ecossistema e equilibrar esse bioma e os grupos de produção”, disse.

Por meio do projeto, a Associação do Centro de Tecnologia Alternativa também registrou a marca Sabor dos Vales, com o objetivo de apoiar ainda mais os agricultores familiares.

Iniciativas como essa são importantes por impactarem positivamente na segurança alimentar, preservação ambiental e fortalecimento das comunidades locais no estado de Mato Grosso.

Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2025 © showdenoticias.com.br