NOTÍCIA | SNIF

Sistema Nacional de Informações Florestais realiza projeto para estudo de quatro biomas

Humberto Navarro, Coordenador Geral de Inventário e Informações Florestais do SFB, destacou a importância da parceria e o andamento do projeto

Por: Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX
Publicado em 05 de Junho de 2022 , 08h45 - Atualizado 05 de Junho de 2022 as 09h00


Reprodução - Grupo VMX
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) é responsável por desenvolver o plano sobre a “Gestão da Informação Florestal para a Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Brasil”, para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A meta é gerar dados florestais de todo o território nacional para a gestão do setor privado e a governança dos recursos florestais e, desta maneira, promoverem o uso sustentável e a conservação dos recursos florestais. 
 
O projeto, que tem o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como favorecido, é realizado em conjunto com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) como agência executora e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como instituição financeira por meio do Fundo de Estratégia Climática no âmbito o Programa de Investimento Florestal (IFN-BR) em todos os biomas extra-amazônicos. Na segunda parte, as informações florestais serão integradas e divulgadas pelo SNIF, incluindo as propriedades de cada bioma, buscando disponibilizar informações rápidas e atualizadas para que a agenda com os dados possa ser utilizada de acordo com as normas nacionais e internacionais. 
 
Humberto Navarro, Coordenador Geral de Inventário e Informações Florestais do SFB, destacou a importância da parceria e o andamento do projeto. “O novo projeto do FIP complementará o projeto concluído em 2020 para finalizar o inventário florestal nacional, de cinco dos seis biomas do Brasil. Enquanto o projeto ainda está em fase de coleta de campo, o foco será na entrega, por meio do SNIF, a partir das informações encontradas. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, como agente da execução do projeto, é muito relevante para que consigamos a dedicação necessária sobre a parte técnica, ao mesmo tempo em que é possível ganhar agilidade nas contratações e entregas”, explica.
 
Inventário Florestal Nacional 
 
O Sistema Nacional de Informações Florestais foi realizado por meio da coleta de elementos diretamente em campo, distribuídos por todo o território nacional, em florestas naturais e plantadas, e em áreas agrícolas. Compreende também a coleta de amostras de plantas e solos e a realização de entrevistas com moradores próximos de onde os dados foram coletados para entender o uso e a importância das florestas para as populações rurais. 
 
O processo do IFN consiste em angariar informações em pontos a cada 20 quilômetros em todo o Brasil, com a meta de gerar dados de alta qualidade sobre as florestas nacionais. Essas informações detalham a composição da floresta, biodiversidade, vitalidade, biomassa, estoques de madeira e carbono e utilização de produtos e serviços florestais.
 
Veja mais notícias em nosso site.
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br