NOTÍCIA | UHE CASTANHEIRA

Comissão permanente de acompanhamento da UHE/Castanheira convida a todos para Audiência Púbica dia 22.

Nesta Audiência Pública todos os interesses de Juara deverão estar descritos e estimados, de forma clara e consistente e de acordo com o EIA-Rima.

Por: Show de Notícias com informações da assessoria da
Publicado em 14 de Março de 2018 , 15h04 - Atualizado 14 de Março de 2018 as 15h07


Reprodução do site da Câmara de Juara

A Câmara de Vereadores tem mantido inúmeras reuniões com proprietários de áreas que serão impactados pela construção da Usina Hidrelétrica Castanheira em Juara.

Neste sentido, uma comissão de acompanhamento permanente foi formada e o Poder Legislativo está representado pelos vereadores, Léo Boy (PR) e Salvador Pizzolio (PRB). Do ponto de vista das negociações entre os entes públicos e privados, envoltos nesta questão, chama-se a atenção para a Audiência Pública que será realizada no dia 22 de março em Juara, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Nesta Audiência Pública todos os interesses de Juara deverão estar descritos e estimados, de forma clara e consistente e de acordo com o EIA-Rima. Desta maneira, os interesses de Juara só se efetivarão nesta condicionante do licenciamento ambiental.

O que se propõe são alguns benefícios para Juara e que são imprescindíveis com a chegada da UHE/Castanheira, poias a sua construção vai transformar o cotidiano da população e principalmente os que são proprietários ao longo do Rio Arinos, trecho que será alagado pela represa da água.

Só para se ter uma ideia, o reservatório será de 94,7 km² e terá uma extensão de 67 km, atingindo fauna e flora.

De acordo com o vereador Léo Boy, “Não importa quem vai pagar a conta. Teremos geração de emprego e renda, aumento da população e elevação na procura por serviços essenciais. E para este momento que Juara tem que se preparar e esta é a nossa preocupação enquanto legisladores”.

Além destes pontos, a construção da usina vai demandar atividades no comercio local e na prestação de serviços, incremento na arrecadação de tributos e a chegada de novos empreendimentos no município.

Serão 225 imóveis atingidos, incluindo fazendas, sítios, chácaras, locais de lazer, áreas públicas e ilhas ocupadas por terceiros.

Deste total, apenas duas propriedades pertencem ao Município de Novo Horizonte do Norte, 69 são ilhas e as outras 156 são propriedades rurais com a maior parte composta de fazendas ou sítios particulares.

A Audiência Pública que a EPE vai realizar é a oportunidade de todos os impactados pela construção da UHE/Castanheira exporem as suas preocupações e será realizada no dia 22 de março, no Centro de Eventos João Paulo II, com início as 18h30.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br