NOTÍCIA | PERDEU ESPAÇO

Janaina Riva deve deixar a vice-presidência da AL para ser Segunda Secretária.

a DEPUTADA perde espaço na Mesa Diretora, mas conta com 'fator TCE'

Por: Pablo Rodrigo - A Gazeta
Publicado em 23 de Fevereiro de 2021 , 10h32 - Atualizado 23 de Fevereiro de 2021 as 10h36


João Vieira

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), que foi a 1ª mulher a presidir à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ainda que temporariamente, perderá espaço na nova composição da Mesa Diretora do parlamento. A eleição ocorrerá na sessão desta terça-feira (23), após liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a eleição e posse de Eduardo Botelho (DEM), por conta do 3º mandato consecutivo como chefe do Poder Legislativo.  

Janaina deixa a vice-presidência para se tornar a 2ª secretária. Já a presidência e 1ª secretaria apenas foi invertida entre com Max Russi (PSB) e Botelho. O primeiro se tornará presidente e Botelho secretário-geral do parlamento. Nos bastidores, a chapa até teve um certo "consenso", mas algumas rusgas se afloraram e alguns aliados que certos parlamentares achavam que tinham, se revelaram mais aliados para outros deputados.  

Apesar de Janaina Riva "sair de cena" dentre os cargos mais importantes da Assembleia, o seu lugar é considerado "estratégico". Isso porque os rumores de que Eduardo Botelho será o próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) voltaram com muita força, por conta da decisão do STJ e da Justiça Federal que pôs fim ao afastamento de 5 conselheiros.  Caso se concretize, Janaina passaria a ser a 1ª secretária, que é responsável pelas finanças e comunicação da Assembleia.  

Com isso, a deputa ganharia força para buscar sua reeleição no ano que vem, como também se lançar como presidente da Assembleia para o biênio 2023/2024, já que a reeleição não será mais permitida.  

Além de Max como presidente, Botelho 1º secretário e Janaina como 2ª secretária, a chapa terá o líder do governo Dilmar Dal Bosco (DEM) como vice-presidente e Wilson Santos (PSDB) como 2º vice-presidente, além do delegado Claudinei (PSL) como 3º secretário da Assembleia. Já a última vaga, para 4ª secretaria, ainda não foi definida.

Já Valdir Barranco (PT), que se encontra na UTI em São Paulo por conta da covid-19, deixará a Mesa Diretora, pelo fato de não estar presente na sessão. Porém, os cargos do parlamentar continuarão sob sua indicação.

Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br