NOTÍCIA | FAKE NEWS

Juízes da propaganda de todo o país se reúnem em Cuiabá para discutir fake news nas eleições 2018

Os olhos e os principais cérebros da Justiça Eleitoral brasileira estarão voltados para Mato Grosso

Por: Assessoria de Imprensa do TRE-MT
Publicado em 20 de Fevereiro de 2018 , 15h44 - Atualizado 20 de Fevereiro de 2018 as 15h59


Reproduo TRE-MT

Os olhos e os principais cérebros da Justiça Eleitoral brasileira estarão voltados para Mato Grosso, nos dias 1º e 2 de março deste ano, quando presidentes de diversos tribunais eleitorais, juízes da propaganda de praticamente todos os estados e experts na área de tecnologia da informação dos TREs se encontrarão em Cuiabá para o Fórum Nacional da Propaganda Eleitoral na Internet.

O evento contará com a participação de executivos do Google, Facebook e Twitter, além de especialistas da Polícia Federal em investigações cibernéticas.  Trata-se de uma reunião de trabalho de interesse nacional, para discutir os desafios da Justiça Eleitoral no que se refere ao uso de fake news, junk news, big data e robôs, nas mídias sociais, com fins eleitorais.

Organizado pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e da Escola Judiciária Eleitoral, o Fórum Nacional trará a Mato Grosso especialistas de renome nacional.

Entre outros profissionais de reconhecimento nacional estarão em Cuiabá o professor de Direito Eleitoral da Universidade Mackenzie (SP) e Coordenador da MackEleições, Diogo Rais; o engenheiro da computação Leandro Castro; o editor do caderno Poder da Folha de São Paulo, Fábio Zanini; o advogado e cientista social Daniel Falcão; e os executivos Rebeca Garcia (Facebook), André Zanatta (Google) e Regina Lima (Twitter).

"As fake news e o uso de robôs para disparar milhares de mensagens de cunho inverídico aos eleitores foram amplamente utilizados nas eleições de outros países, trazendo grandes prejuízos ao processo democrático e ao equilíbrio do pleito eleitoral. No Brasil, a Justiça Eleitoral está se antecipando, visto que há a possibilidade de os candidatos daqui utilizarem estas estratégias. Estamos nos preparando para esse enorme desafio. O Tribunal Superior Eleitoral já tem um Conselho Consultivo trabalhando nessa área e o Colégio de Presidentes tem o objetivo de trazer uma contribuição nesse sentido, reunindo todos os juízes da propaganda do país para juntos, absorver o máximo de informações sobre esses temas", disse o presidente do Colégio de Presidentes dos TREs, desembargador Márcio Vidal.

Ele esclareceu que, por se tratar de uma reunião de trabalho, o evento será voltado apenas aos integrantes da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e colaboradores como a Polícia Federal. "Será uma reunião de trabalho, onde vamos discutir e buscar solução para os desafios da Justiça Eleitoral na seara da propaganda eleitoral nas mídias sociais. Por isso será um evento fechado. Mas ao longo deste ano faremos outros eventos abertos aos advogados eleitoralistas e estudantes de Direito", disse o desembargador Márcio Vidal, presidente do TRE-MT e do Colégio de Presidentes dos tribunais eleitorais.

Um dos painéis do primeiro dia do Fórum Nacional vai discutir, com executivos do Google, Facebook e Twitter, formas de conferir efetividade, na velocidade exigida, às decisões liminares. O segundo dia será destinado às oficinas de trabalho, com três grupos distintos de juízes da propaganda, que serão assessorados por técnicos nas áreas de Direito Eleitoral e Tecnologia da Informação. Destas oficinas sairão enunciados, que poderão servir de norte aos juízes da propaganda de todo o país.

A programação está inserida no site do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Clique aqui para acessar o site do Coptrel.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br