Show de cidadania: 100% dos mesários de Tapurah são voluntários

Além dos 88 mesários que irão trabalhar diretamente nas 21 seções existentes no município, também serão voluntários os coordenadores dos quatro locais de votação.

Por: Assessoria de Imprensa do TRE-MT
Publicado em 22 de Fevereiro de 2018, 16h53 - Atualizado 22 de Fevereiro de 2018 ás 16h57


Os eleitores de Tapurah em Mato Grosso estão dando um show de cidadania. A lista de mesários que vão trabalhar nas Eleições 2018 já está completa com 88 cidadãos voluntários. Só este ano, 107 eleitores se voluntariaram e muitos aguardam em lista de espera para poder contribuir com a realização do pleito.

Entre os mesários que irão trabalhar pela primeira vez este ano está o acadêmico de Direito, Gabriel Ortiz Michels.  "Creio que atualmente o exercício da democracia tem despertado pouco interesse, principalmente dos jovens, os quais precisam se interessar em mudar a situação em que o País se encontra. Ser mesário é uma pequena atitude, mas que precisa ser reconhecida".

Atuando como coordenadora de local de votação há 15 anos, a servidora pública Janete Dallolno não consegue ficar sem trabalhar nas eleições.

"Quero contribuir com o processo democrático do Brasil. Esse é um momento sério e de decisões que irão refletir no futuro. Não penso na política em si, mas no processo democrático que visa possibilitar a todos os eleitores votar com liberdade e segurança. Vou trabalhar enquanto tiver saúde".

Mesária voluntária há 28 anos, a professora Sônia Marli Borowski Denin, explica que participar da realização das eleições é uma forma de fazer alguma coisa em prol do município.  "Todo cidadão deveria se interessar por esse processo democrático e entender que os governantes que estão no poder foram colocados lá por nós. Vou continuar atuando como mesária pois me sinto útil".

Além dos 88 mesários que irão trabalhar diretamente nas 21 seções existentes no município, também serão voluntários os coordenadores dos quatro locais de votação. Ainda não foi definido se o almoço de todos os colaboradores será feito nas escolas, mas caso seja, as merendeiras das unidades escolares já se dispuseram a ajudar.

A coordenadora do posto eleitoral instalado em Tapurah, Nayane Andrade Oliveira,  explica que a população do município sempre demonstrou interesse em contribuir com a realização da eleição. "Os cidadãos veem pessoalmente no posto preencher o formulário de inscrição para trabalhar nas eleições. A procura é grande em todos os anos e geralmente, quem trabalha uma vez, quer continuar nos próximos pleitos. Temos lista de espera. É gratificante quando os cidadãos procuram a Justiça Eleitoral e se prontificam a participar. Esses eleitores atuam com engajamento e demonstram patriotismo".

Seja voluntário!

A Justiça Eleitoral busca voluntários em todo o Estado e o interessado em colaborar com a realização do pleito pode se inscrever no site www.tre-mt.jus.br, ou pessoalmente, no cartório eleitoral. 

O inscrito pode exercer, a critério e necessidade das zonas eleitorais, a função de mesário, coordenador de local de votação ou membro da junta apuradora de voto. Os serviços prestados pelos mesários são tão importantes para o fortalecimento da democracia que a Lei Estadual nº 10.122/2014 instituiu o dia 3 de outubro como o Dia Estadual do Mesário da Justiça Eleitoral.

Em Mato Grosso estão instaladas 7.878 seções eleitorais e cada qual funciona com quatro mesários, totalizando 31.512. Também atuando em prol do fortalecimento da democracia estão os coordenadores dos 1.500 locais de votação. A quantidade de coordenadores por local de votação é definida pelo juízo eleitoral.

Inscrição

Para se inscrever no site www.tre-mt.jus.br, o eleitor deve inserir o número de seu título eleitoral ou outros dados como nome, data de nascimento e nome da mãe. Além disso, é necessário preencher o endereço completo para que a Justiça Eleitoral possa posteriormente, enviar a carta ou o mandado de convocação.

As zonas eleitorais preferem convocar os eleitores que ali exercem o voto. O objetivo é possibilitar que o eleitor, no dia da Eleição, vote no mesmo local onde está trabalhando.

Requisitos:

Para ser mesário, o cidadão deve preencher alguns requisitos: idade mínima de 18 anos, não trabalhar na Justiça Eleitoral, não ser filiado a partidos e não ser cônjuge ou parente de candidatos, ainda que por afinidade, até o segundo grau. Também não podem exercer a função de mesários os agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do executivo.

Benefícios previstos em lei:

A Lei n. 9.504/97 diz que todos os eleitores nomeados para compor as mesas receptoras de votos ou juntas eleitorais serão dispensados do serviço, caso estejam escalados para laborar no dia do pleito, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. Além disso, terão direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado como colaborador. Ou seja, se forem dois turnos, serão quatro folgas. Também são garantidos dois dias de folgas ao colaborador pela participação no treinamento realizado pelo cartório eleitoral.

No caso de servidor público, conforme previsto na Lei n. 4.737/65, a participação como mesário será considerada para efeito de desempate em caso de promoção da carreira.

O tempo de serviço prestado à Justiça Eleitoral também pode servir para desempate em concursos públicos, observados os critérios já previstos em leis ou regulamentos.

Por fim, aos universitários das instituições parceiras, o tempo de serviço voluntário é reconhecido como atividade extracurricular.

São funções dos mesários organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores e autorizá-los a votar, manusear as urnas eletrônicas, processar as justificativas e principalmente, conduzir os trabalhos da votação.

RC Sistemas
Faculdade Anhanguera
Jumasa
Exatas Contabilidade
Social Show
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Judô

0 | COMENTÁRIO
Nenhum comentário foi feito até o presente momento.




MAIS NOTÍCIAS

Inviolável


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.

CADASTRE-SE



2002 - 2018 © showdenoticias.com.br