NOTÍCIA | BOCA DE URNA

TRE confirma 8 prisões por boca de urna em Mato Grosso, uma delas em Porto dos Gaúchos

Diversas urnas eletrônicas também foram trocadas

Por: DIEGO FREDERICI Da Redação Folha Max
Publicado em 15 de Novembro de 2020 , 16h57 - Atualizado 15 de Novembro de 2020 as 17h04


Reprodução
Uma escola indígena localizada no município de Alto Boa Vista (1.062 km de Cuiabá) teve que utilizar baterias para que as eleições deste domingo (15) pudessem ser realizadas. O fornecimento de energia na unidade de ensino, que atende a etnia Marãiwatsédé, foi restabelecida apenas às 11h da manhã – três horas após o horário previsto para o início das votações.
 
A informação foi revelada pelo juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Lídio Modesto, que divulgou um boletim do órgão no início desta tarde. Segundo ele, outra escola, localizada no distrito de São José do Apui, em Nova Monte Verde (954 KM de Cuiabá), também teve problemas com fornecimento de energia, restabelecida somente às 9h45.
 
BOLETIM
 
Lídio Modesto também contou que, ao todo, foi necessária a troca da bateria das urnas em doze situações, além de quatro terminais do eleitor que apresentaram problemas no Estado.
 
Em relação às ocorrências policiais, Modesto relatou que a Polícia Federal efetuou oito prisões por prática de “boca de urna” – propaganda ilícita de candidatos nos locais de votação. Segundo o juiz auxiliar da presidência, quatro registros dessa natureza ocorreram em Sinop (501 km de Cuiabá), dois em Barra do Garças (503 KM da Capital), além de um em Várzea Grande, e outro na Capital.
 
O juiz auxiliar da propaganda, que também coordena o Comitê de Gestão Integrado, junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), falou ainda de ocorrências registradas pelos agentes de segurança pública estaduais.
 
“Nós tivemos ocorrências por divulgação de propaganda e boca de urna, ou tentativa de captação ilícita de sufrágio (arregimentação de eleitor). Preservação do direito relacionado às eleições, alguma tentativa, tivemos quatro situações dessas. Alguma tentativa de obstrução de indivíduo do eleitor em votar, nós tivemos duas ocorrências por desacato, mais duas prisões por boca de urna, crime de desobediência nós tivemos uma prisão e duas por ameaça”, contou ele.
 
Os casos relatados pelo juiz auxiliar da propaganda foram registrados em Barra do Garças, Confresa, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Sorriso, Tapurah, Várzea Grande, Água Boa, Alto Garças, Aripuanã, Campinápolis, Canabrava do Norte, Cláudia, Colniza, Denise, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Nortelândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Paranatinga, Pedra Preta, Poconé, Primavera do Leste, Santa Carmem, São José do Xingu, São José do Rio Claro e Sinop.
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br