Cáceres já registrou 27 novos casos de Aids apenas neste ano
Cáceres já registrou 27 novos casos de Aids apenas neste ano
Embora o número de óbitos tenha reduzido – foram oito em 2011 contra 14 em 2010-, o índice de contaminação evolui consideravelmente. Somente em 2011, conforme a coordenadora do CTA Vandely Muniz, foram registrados 43 novos casos da doença, contra 35 do ano anterior. A exemplo dos demais municípios do país, a incidência de infestação, dos últimos tempos, tem sido em mulheres e jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. Dos 43 casos de 2011, de acordo com o CTA, 60% são de pacientes do sexo feminino e jovens/adolescentes. E, dos 46 pacientes da região, 26 são do sexo feminino e 20 masculinos.
Apesar das inúmeras ações de orientação e combate a doença, Vanderly Muniz assinala que, desde a implantação do CTA, em 2008, o índice de contaminação, aumenta a cada ano. De 97 portadores de 2008, passou para 194 até agosto de 2011. Mais de 300%, em três anos.
Neste ano conforme a coordenadora do CTA Vanderly Muniz, foram registrados 27 novos casos de AIDS em Cáceres, quatro deles, durante o Festival internacional de pesca e 198 na região, com três óbitos, lembrando que apesar da distribuição gratuita de preservativos, muita gente, especialmente os jovens ainda mantém relação sexual sem a devida prevenção.
Apesar da evolução da contaminação, o Centro de Testagem e Aconselhamento é considerado referência no tratamento da doença, dentro e fora do Estado. Agentes de saúde que trabalham no órgão, constantemente, são convidados para proferir palestras sobre os métodos utilizados no combate a infestação da doença no município, destacando-se o tratamento de gestantes soropositivas.
Como referencia nacional na prevenção e tratamento de DST/AIDS, Cáceres poderá sediar em 2013, um grande congresso, conforme enfatizou recentemente o diretor do Departamento Nacional de DST/AIDS, Eduardo Barbosa, que esteve na cidade participando do 5º Seminário de Prevenção e Tratamento às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais, realizado recentemente pela prefeitura municipal.
Para a gerente do Programa Municipal de DST/AIDS, Vanderly Muniz é gratificante ter o trabalho reconhecido e poder contar com o apoio do Departamento Nacional de DST/AIDS especialmente na realização de eventos. Ela comemorou o fato do município ter sido lembrado para sediar um congresso nacional no ano que vem.
Este ano, em convenio com a prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Saúde, e do Programa DST/AIDS, o CTA realizou a distribuição 100 mil preservativos durante os cinco dias do Cáceres Folia 2012 e conforme a coordenadora do programa, Vanderly Muniz, em todos os anos são disponibilizados preservativos masculinos em bares e lanchonetes da Praça Barão e Praça da Sematur.
A campanha nacional deste ano tem como alvo, jovens gays de 15 a 24 anos e conforme Vanderly, entre 1998 a 2010, o percentual de casos na população homossexual de 15 a 24 anos subiu 10,1%, segundo boletim epidemiológico de 2011.
MAIS NOTÍCIAS





