NOTÍCIA | NEPOTISMO CRUZADO

Deu no Muvuca Popular: Janaina Riva e Dr Leonardo são acusados de praticarem “nepotismo cruzado”

Deputado federal emprega em seu gabinete o tio de Janaína, que em troca nomeou o irmão de Leonardo

Por: Redação Muvuca Popular
Publicado em 10 de Dezembro de 2019 , 10h12 - Atualizado 10 de Dezembro de 2019 as 10h17


Reprodução site do Muvuca Popular
A redação do Muvuca Popular recebeu a denúncia de que o médico e deputado federal Leonardo Albuquerque (SD) estaria praticando o “nepotismo cruzado”, pois emprega em seu gabinete Priminho Antonio Riva, tio da deputada estadual Janaina Riva (MDB), que em troca teria nomeado Corgésio Ribeiro Albuquerque, irmão do parlamentar federal.
 
Para tentar burlar a lei, os parlamentares estão “migrando” para o nepotismo cruzado, quando o agente público nomeia pessoa ligada a outro agente público, enquanto a segunda autoridade nomeia uma pessoa ligada por vínculos de parentescos ao primeiro agente, como troca de favores.
 
Conforme o portal da transparência, o tio de Janaina Riva foi nomeado na Câmara dos Deputados em abril, mesmo mês em que o irmão de Leonardo começou a trabalhar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Poderia ser apenas uma conhecidência, porém os parlamentares pediram votos juntos nas últimas eleições, e inevitalvelmente, uma aliança foi estabelecida entre os deputados.
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Corgésio Ribeiro Albuquerque atua como assessor parlamentar e recebe um salário de R$ 11.564,16. Já Priminho Antonio Riva atua como secretário parlamentar na Câmara dos Deputados e recebe R$6.636,00, sem ao menos precisar frequentar a Casa de Leis.
 
O nepotismo, que acontece quando as relações de parentesco são fator determinante para a nomeação de alguém para cargo ou função pública, é vedado pela própria Constituição Federal de 1988 que determina que a administração pública deve ser conduzida pelos princípios da “moralidade e da impessoalidade”.
 
Como denunciar casos de nepotismo
 
As denúncias sobre situações de nepotismo envolvendo servidores de órgãos e entidades do Governo Federal podem ser encaminhadas à Controladoria-Geral da União, por meio do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). (Clique aqui)
 
Não é necessário se identificar para realizar a denúncia. Mesmo as denúncias anônimas são avaliadas quanto à existência de elementos suficientes que se relacionem aos fatos descritos. Caso sejam verificados indícios de nepotismo, a CGU atua junto ao órgão para verificar e sanar a situação.
 
Outro lado
 
A equipe do MPopular entrou em contato com a assessoria dos parlamentares, porém até a publicação dessa matéria não obteve retorno.
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br