Governo do Estado retoma realização de transplantes de rim em Mato Grosso
Previsão é de que, nesta semana, sejam realizados três transplantes renais no Hospital São Mateus, em Cuiabá, unidade credenciada para a realização dos procedimentos
O Governo do Estado retoma, nesta quarta-feira (12.3), a realização de transplantes de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A previsão é de que, nesta semana, sejam realizados três transplantes renais no Hospital São Mateus, em Cuiabá, unidade credenciada para a realização dos procedimentos.
Os transplantes devem ser realizados nos dias 12, 13 e 14 de março, um em cada dia, e envolverão doadores vivos. Contudo, devido à complexidade dos procedimentos, é possível que haja mudanças neste cronograma.
Transplantada há cerca de 11 anos, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, falou sobre o retorno do procedimento no Estado.
“A retomada dos transplantes é motivo de comemoração. Eu que passei por esse processo quando precisei ser transplantada, sei o quanto a oportunidade de realizar o procedimento desperta a esperança de viver. Graças a Deus meu marido foi compatível comigo. Gratidão ao Governo do Estado por esse olhar humanizado”, disse Virginia Mendes.
"Sei o quanto é sofrido ficar à espera de um rim, ter que fazer hemodiálise. É muito sofrimento. Quando ganhamos um rim, nascemos de novo. Vida nova, com restrições, mas é vida nova. É muito bom estar vivo”, lembrou a primeira-dama do Estado.
Transplantes que transformam vidas
Para Altair de Lima, de 55 anos, que irá receber um rim através do transplante, a oportunidade é um grande privilégio. Ele morava em Tapurah (a 436 km de Cuiabá), mas realizava as hemodiálises em Sinop. Devido ao intenso deslocamento de carro, a família optou por se mudar para a capital, para facilitar a ida às sessões de hemodiálise.
“É um momento muito gratificante. Isso é um privilégio pra gente, sair da vida da hemodiálise três vezes por semana. Só quem perde um rim sabe o valor que ele tem, o que ele significa pra gente. Com esse privilégio que tenho de receber um rim através do meu irmão, pelo ato de coragem dele, meu coração é só gratidão. A partir de amanhã, se Deus quiser, a gente não precisa mais da hemodiálise, a gente vai ter liberdade”, declarou, emocionado.
Ele também parabenizou a atual gestão do Governo pela retomada dos transplantes de rim em Mato Grosso e destacou que essa ação vai beneficiar muita gente. “A gente quer parabenizar esse ato do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes, que está beneficiando e ainda vai beneficiar muita gente, vai tirar muita gente do sofrimento”, concluiu.
MAIS NOTÍCIAS