NOTÍCIA | MUTIRÃO

Cridac realiza mutirão para atender pacientes que necessitam de próteses ortopédicas

Ao final do mutirão que termina nesta sexta-feira (28), a equipe terá prestado aproximadamente 200 atendimentos.

Por: Carlos Celestino | Secom-MT
Publicado em 26 de Junho de 2019 , 10h53 - Atualizado 26 de Junho de 2019 ás 10h57


Christiano antonucci

O Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), iniciou nesta semana a quarta etapa do mutirão para atender pacientes que precisam de próteses ortopédicas. Entre os dias 24 e 28 de junho, estão sendo realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação da unidade.

Nesta etapa, os fisioterapeutas e demais membros da equipe estão recebendo uma parte dos pacientes para realizar o procedimento de retirada de medidas para produção da prótese.  Além disso, pacientes que foram atendidos na terceira etapa, realizada em maio, estão retornando ao Centro para receber os membros artificiais.

Outro atendimento que está sendo prestado é o de ajustes nas próteses dos pacientes que já receberam o membro. A equipe ainda está realizando treinamento de locomoção dos pacientes que estão recebendo o componente artificial que substitui o membro amputado.

A SES-MT adquiriu o serviço de confecção de próteses de membros inferiores com objetivo de dar agilidade ao atendimento. O público alvo é formado por usuários que já possuem processos cadastrados na unidade.

De acordo com a diretora da unidade, Flávia Tortorelli, o Cridac está atendendo pacientes que possuem agendamentos programados dos municípios: Alta Floresta, Carlinda, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Sinop, Sorriso, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Juscimeira, Dom Aquino, Tangará da Serra, Diamantino, Barra do Bugres e Pontes e Lacerda.

Por dia, estão sendo atendidos cerca de 40 pacientes. Ao final do mutirão, a equipe terá realizado, aproximadamente, 200 atendimentos.

A Rede Estadual de Reabilitação, possui 132 Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR`s) de gestão municipal, implantadas em 132 cidades, o que dá uma cobertura de 93% dos 141 municípios do Estado. O acesso aos serviços do Cridac é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que encaminham os pacientes para sede em Cuiabá. A unidade oferece serviços de: Reabilitação física, reabilitação intelectual, reabilitação auditiva e oficina ortopédica.

 

Reconhecimento do atendimento prestado pelo Cridac

O paciente Milton de Paula da Silva, 45 anos, morador da cidade de Nova Xavantina, distante 651 km de Cuiabá, esteve no Cridac para realizar o processo de retirada de medidas da perna direita para produção da prótese.  O paciente elogiou o atendimento recebido na unidade, e disse que “por atender todo o Estado, foi muito rápido e muito bem tratado”.

No próximo mês, ele deve voltar à unidade para receber a prótese. O paciente passará por um treinamento e receberá instruções dos fisioterapeutas sobre locomoção.

Apoio aos pacientes

Os pacientes de outras cidades distantes de Cuiabá estão recebendo um apoio especial ofertado pela SES-MT. A assessoria do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, firmou uma parceria com uma Casa de Apoio, que está oferecendo almoço para as pessoas que estão precisando passar mais tempo na capital.

Serviço

O Cridac orienta e alerta os cidadãos que entraram com processo para a obtenção de prótese ortopédica para que atualizem o prontuário, por meio dos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1918. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h00min às 17h00min horas. A unidade fica localizada na Rua G, s/n - Bloco A - Centro Político Administrativo.

Auto Posto Arinos LTDA
Judô
Jumasa
RC Sistemas
Exatas Contabilidade
Sicredi
Faculdade Anhanguera

0 | COMENTÁRIO
Nenhum comentário foi feito até o presente momento.




MAIS NOTÍCIAS

Inviolável


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2019 © showdenoticias.com.br