NOTÍCIA | PARCERIA DO BEM

Deputada Janaina Riva propôe parceria com CONSEG, Lions e Sistema Prisional, para confecção de absorventes femininos em Juara

De acordo com a parlamentar o objetivo da lei que trata da pobreza menstrual é reduzir faltas em dias letivos de alunas em período menstrual e, por decorrência, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar.

Por: Laura Petraglia - assessoria de imprensa/Show de N
Publicado em 24 de Fevereiro de 2022 , 13h38 - Atualizado 24 de Fevereiro de 2022 as 14h08


Felipe Lima - da assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), afirma que o município de Juara deve se tornar o pioneiro e exemplo para Mato Grosso na fabricação de absorventes higiênicos pelos reeducandos do sistema socioeducativo local para serem doados às mulheres em situação de pobreza menstrual. Na manhã desta quinta-feira (24.02) ela conheceu uma fábrica de fraldas criada pelo Lions de Juara com apoio do Sicredi, Ministério Público e da Carvalima, que é tocada com a mão de obra dos reeducandos do município e se comprometeu a doar através de emenda parlamentar uma máquina para que eles passem a fabricar também absorventes.

“Desde o início, quando o deputado Silvio Favero e eu apresentamos a proposta da lei Nº 11.615 que trata da pobreza menstrual, a sugestão era usar a mão de obra de reeducandos para fabricar os absorventes higiênicos para serem doados nas unidades escolares e postos de saúde para as mulheres sem condição de adquirir o item. Hoje tive o prazer de conhecer uma fábrica de fraldas criada pelo Lions de Juara que é tocada com a mão de obra dos reeducandos do município. Já me comprometi a doar uma emenda parlamentar ao Conseg para a compra de uma máquina para que eles fabriquem também absorventes higiênicos, que serão distribuídos nas escolas estaduais e municipais, bem como para as reeducandas do Vale do Arinos. A lei Lei Nº 11.615, promulgada em dezembro de 2021, ainda aguarda regulamentação por parte do governo do estado, mas com o exemplo de hoje, vemos que é possível ser feito. Juara será exemplo para o estado de que é possível combater a pobreza menstrual”, disse.

A deputada propôs uma parceria com o CONSEG, Conselho Comunitário de Segurança Pública do Município de Juara, cujo presidente Aparicio Cardozo estava presente, onde o estado irá repassar R$ 30.000,00 (trinta mil reais), para a instituição adquirir a máquina e parte dos insumos, para continuar o trabalho que está sendo feito e produzir absorventes higiênicos femininos.

De acordo com a parlamentar o objetivo da lei que trata da pobreza menstrual é reduzir faltas em dias letivos de alunas em período menstrual e, por decorrência, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar. 

“Essa lei é de um cunho social sem igual. Como vimos aqui hoje, o custo é mínimo e a evasão escolar será reduzida. Com a máquina adequada para a fabricação dos absorventes higiênicos será possível fabricar até mil itens por dia”, finalizou.

Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br