NOTÍCIA | MESA DIRETORA

Janaina mantém articulações à 1ª Secretaria e discute com partidos sobre a importância da renovação da Mesa Diretora

Janaina Riva vai para o segundo mandato de deputada e ainda não participou da Mesa Diretora da AL

Por: Laura Patraglia - assessoria de imprensa da deputa
Publicado em 22 de Novembro de 2018 , 10h55 - Atualizado 22 de Novembro de 2018 as 11h38


Jardel Silva - assessoria - Janaina e Botelho

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), afirmou na manhã desta quarta-feira (21.11) que continua a todo vapor na articulação pela 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. A deputada revela que há um consenso da maioria dos parlamentares com relação à recondução do presidente Eduardo Botelho à presidência, porém, que defende a formação de uma chapa mista e bem como a alternância de poder para que todos tenham a oportunidade.

“Eu defendo uma chapa mista pois acho que os novatos que quiserem, têm sim que fazer da mesa diretora, assim como os que foram reeleitos. Eu vejo pela primeira vez uma mesa sendo trabalhada de forma separada. Oque existe até momento são deputados tentando articular os cargos da mesa Diretora, e eu acho muito legal isso pois dá uma tom mais democrático ao processo, do que se já tivéssemos uma chapa posta, inviabilizando talvez a formação de novas lideranças na AL”, disse.

Então hoje depende muito mais da articulação de cada grupo e de quem vai articular melhor. Fico Feliz de ter ao meu lado alguns companheiros que desde esta legislatura já tinham o anseio de fazer parte da mesa, e a gente vê uma oportunidade agora de iniciar isso pela Primeira Secretaria e quem sabe na próxima mesa ter um novato na composição da Presidência ou da Primeira Secretaria, agregando aí um grupo que pleiteia a renovação na Casa, acho que isso é o mais importante.

Com relação ao número de apoios já conquistados à sua candidatura, Janaina diz que prefere não revelar para não atrapalhar as articulações. “Eu tenho um número bom de deputados, mas eu prefiro aguardar por que ainda nós temos alguns casos em que esse apoio será levado em discussão para dentro dos diretórios, como no caso do PT, por exemplo. Existe essa tendência, assim como existe a tendência dos deputados eleitos através da força sindical me apoiarem, mas eu prefiro aguardar porque eu acho que essa tem que ser uma decisão tomada por eles com o grupo deles antes de a gente dar publicidade a tudo isso”, afirma.

Janaina afirma que tem procurado os partidos também para conversar com os novatos sobre a importância da renovação em si, não apenas pelo apoio à candidatura dela à primeira secretária.

“Talvez o meu nome agora dentre os deputados que nunca ocuparam um cargo na mesa é o que reúna condições mais favoráveis para essa disputa. Mas isso tem que servir de exemplo para as próximas mesas que virão. Oque na minha opinião não pode mais acontecer é repetir uma mesa e daqui a dois anos inverter o presidente com o primeiro secretário sem mudar nunca. Essa é a oportunidade que temos de renovar. Existem várias ideias em discussão que podem agregar como a de mudar anualmente a mesa diretora. Várias casas legislativas funcionam assim. A outra proposta que estamos discutindo com esse grupo de deputados é para que não haja mais a inversão entre presidente e primeiro secretário nas eleições da mesa”, finalizou.

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br