NOTÍCIA | DOR E SOFRIMENTO

Cães e gatos são atropelados e abandonados nas ruas de Juara

Abandono de pequenos animais nas ruas de Juara causa fome, acidentes e traumas.

Por: Show de Notícias - Aparicio Cardozo
Publicado em 10 de Setembro de 2021 , 11h03 - Atualizado 10 de Setembro de 2021 as 11h05


Reprodução - Redes Sociais

A cidade de Juara tem sérios problemas endêmicos e recorrentes de abandono de pequenos animais, como cães e gatos, sem contar os maus tratos por alguns proprietários, que não fazem a sua obrigação de cuidar dos animais que possuem.

É comum notícias de que uma ninhada de gatinhos ou cães são abandonados nas margens das estradas, ruas mais desertas ou em frente a casa de alguma pessoa, por proprietários que não são capazes de controlar a natalidade dos animaizinhos e depois os descartam os filhotes como se fossem simplesmente um lixo que está na porta de casa.

Juara possui uma associação chamada “Anjos de Quatro patas”, formada por voluntários, que tenta fazer um trabalho de resgate e cuidado com os animais que passam por esses problemas, mas é praticamente impossível tomar conta de todos, devido ao descuido das pessoas, que é muito maior.  

A Associação faz um trabalho espetacular, resgatando animais em situação de rua ou abandonado, conta com apoio de médicos veterinários que prestam serviço voluntario no atendimento desses indivíduos, mas o custo de tratamento com medicamentos, cirurgias muitas vezes e alimentação é altíssimo e muitas vezes as dificuldades são imensas, para manter uma população que cresce a cada dia.

A impressão que se tem é que, como os maus proprietários sabem que existe alguém que acolhe e cuida, mais eles abandonam seu animais. Para manter esse trabalho, a associação realiza constantemente, rifas e bazar beneficente, para conseguir arrecadar recursos para manutenção dos custos.

Outro problema recorrente, são os acidentes com esses animais, que são abandonados pelos donos, ficam perdidos pelas ruas da cidade e não sabem se portar numa via pública, ficando vulnerais ao atropelamento de carros e motos.

O pior de tudo é que, em casos de acidentes, muitos condutores de veículos não param para prestar socorro às vítimas, deixando os animais sofrendo com uma pata quebrada ou até mesmo agonizando à espera da morte.

Na semana passada esse cachorro da foto foi atropelado em plena Avenida Rio Arinos, o atropelador não parou para prestar socorro e acabou sobrando para os amigos da Associação Anjos de Quatro patas, resgatar o animal e cuidar dos seus ferimentos, na tentativa de salvar sua vida.

Sobre esse episódio, um membro da associação fez o seguinte desabafo em uma rede social:

“Esse animal foi atropelado em frete a Jamar um por ser infeliz, que viu o animal rolando embaixo do seu carro e não teve a capacidade de parar pra socorrer, e essa conta vai ficar pra quem?? Pra os poucos que se dispõe a ajudar a Associação. Então eu convoco as pessoas de bem para começar a anotar placa desses atropeladores e passar pra nós da Associação que faremos a denúncia.

Nós somos pessoas comuns, que trabalhamos e somos acionados a qualquer hora do dia pra socorrer esses animais, que pessoas sem coração tem coragem de deixar atropelado com dor na rua. Pode até ser um acidente, mas socorra. A você da Stradinha branca que atropelou e não socorreu, esperamos que sua conta um dia chegue, estamos de saco cheio de gente cruel”.

Por solicitação do Ministério Público, a prefeitura de Juara construiu um canil junto ao Centro de Zoonose, para acolher esses animais abandonados, mas também existe dificuldade em atender a todos.

É importante denunciar esses maus tratos, abandonos e anotar a placa dos veículos que atropelam os animais e não prestam socorro.

GALERIA DE FOTOS

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br