NOTÍCIA | CRIME AMBIENTAL

Confinamento é suspeito de causar morte de milhares de peixes no Rio Água Boa.

A Sema-MT e o MPA foram comunicados pela Secretaria de Meio Ambiente de Juara.

Por: Show de Notícias - Aparicio Cardozo
Publicado em 24 de Setembro de 2019 , 08h44 - Atualizado 24 de Setembro de 2019 as 08h47


Reprodução - redes sociais

Nessa segunda-feira, dia 23 de setembro, milhares de peixes apareceram mortos e muitos agonizando nas águas do Rio Água Boa, que divide os municípios de Juara e Novo Horizonte do Norte.

A suspeita é de que uma empresa que mantém um confinamento de gado no munícipio de Novo Horizonte do Norte, região da Carvalho, tenha sido a causadora do desastre ambiental.

A prefeitura de Juara, através da secretaria municipal de agronegócio e meio ambiente de Juara e do secretário Mauro Dirami, comunicou a Sema-MT e ao Ministério Público Ambiental, sobre a ocorrência desse crime ambiental no município de Novo Horizonte do Norte, com a morte de inúmeros peixes de diversas espécies, no Córrego Água Boa, que divide os munícipios de Juara e Novo Horizonte do Norte, cortando a MT 338.

Segundo informações de populares e imagens colhidas no local, centenas ou milhares de peixes foram mortos, devido ao transbordamento das lagoas de decantação de um confinamento localizado na margem esquerda da mesma rodovia, no município de Novo Horizonte do Norte.

De acordo com essas informações, o confinamento tem capacidade em torno de 14 mil cabeças de gado e como estávamos em um período de seca prolongada, deve ter ocorrido acumulo de dejetos, que, com as chuvas ocorridas no final de semana, 102,5mm³ de acordo com informações da EMPAER-Juara, foram levados para o rio, causando a morte dos peixes e outros animais da fauna aquática, importantes na cadeia alimentar e meio ambiente.

Conforme informações, o confinamento pertence a uma empresa chamada Ramax.

O diretor regional da Sema de Sinop, Gabriel São José, disse que irá encaminhar uma equipe para verificar o caso e o promotor de justiça da área cível de Juara, Dr. Herbert Dias Ferreira, que atualmente responde pelo MP de Porto dos Gaúchos, disse que vai instaurar um procedimento e determinar a realização de uma perícia para investigar o crime ambiental e seus causadores.

GALERIA DE FOTOS

Auto Posto Arinos LTDA
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br