NOTÍCIA | DIFICULDADES SUPERADAS

Conheça o longo caminho percorrido até conseguir o aval do governador Muro Mendes para o asfalto da MT 338

O projeto recebeu alval do governador Mauro Mendes, que se comprometeu licitar a obra em 2025

Por: Assessoria AMPLAC
Publicado em 02 de Maio de 2024 , 15h05 - Atualizado 02 de Maio de 2024 as 15h24


Assessoria

Os produtores dos distritos de Paranorte e Águas Claras, há cerca de 05 anos vêm travando diuturnamente uma luta incansável para conseguir com que o governo do estado de Mato Grosso olhe para a região e aceite o projeto de pavimentação asfáltica de um trecho da MT 338, de Juara até o entroncamento com a MT 417, depois seguindo até Nova Monte Verde.

Ao surgir a ideia era preciso se organizar em associação para conseguir levar o projeto adiante e correr atrás da documentação e, para isso surgiu a AMPLC – Associação dos Moradores e Produtores de Leite, que comprou a ideia e cedeu o seu CNPJ para angariar recursos e correr atrás do que precisava para conseguir realizar um sonho tão grande, mas que parecia distante.

Várias etapas foram cumpridas, tendo como primeiro passo a contratação de uma empresa especializada em projetos de obras de transportes para a confecção e encaminhamento dos projetos junto à Sinfra e para isso a empresa SM Serviços de Engenharia foi a escolhida e contratada.

Após a contratação da empresa, precisava arrecadar dinheiro para pagar as custas, pois nada vinha de graça e mais uma vez começou uma mobilização, com membros da associação e voluntários, saindo de porteira em porteira pedindo a doação de gado, dinheiro, o que o produtor pudesse doar para ajudar.

No dia 05 de dezembro de 2021 foi realizado na Fazenda Mandassaia, o leilão do gado arrecadado, com resultado bastante expressivo, que, juntando com outras arrecadações, conseguiram pagar as despesas de elaboração de projetos, num valor aproximado de R$ 2.040.000,00 (dois milhões e quarenta mil reais).

Tendo como principais incentivadores os empresários do agronegócio, Diego e Douglas Paes de Barros, da Fazenda Mandassaia, o projeto começou a andar, mas era preciso um acompanhamento junto à Sinfra e órgãos ambientais. A obra encontrou alguns obstáculos no meio do caminho, como a proximidade com uma aldeia indígena e o próprio trecho saindo de Juara, que era municipal e precisava ser estadualizado.

A partir de então, o projeto passou a contar com o apoio do poder público, como câmara de vereadores e prefeitura do município, que, além de votarem a mudança do trajeto da estrada, participaram com emendas do legislativo e aporte do executivo num total aproximado de R$ 700.000,00 (setecentos mil reais), para ajudar no pagamento das custas.

A empresa SM sempre esteve atenta a todos os detalhes da obra, como encaminhamento dos projetos junto à Sinfra e retirada de licenças, que hoje estão todas em dia, o que facilitou o aval do governador Mauro Mendes, dado na reunião do último dia 30 de abril, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O governador recebeu uma comitiva do projeto, junto com a deputada Janaina Riva, o prefeito Carlos Sirena, o vice-prefeito Nei da Farmácia, três vereadores e bateu o martelo, dizendo que colocará o projeto na prioridade para ser licitado em 2025.

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br