NOTÍCIA | Veja o vídeo

Dimutran está apto para emitir multas sobre irregularidades no trânsito de Juara.

Veja a entrevista completa em vídeo no linlk colocado nessa matéria https://www.youtube.com/watch?v=rltIRzpObsI

Por: Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 21 de Fevereiro de 2024 , 08h59 - Atualizado 21 de Fevereiro de 2024 as 09h06


Show de Notícias - reprodução proibida

O Show de Notícias procurou o diretor do Dimutran – Departamento Municipal de Trânsito de Juara, Amauricio Cordeiro, para conversar sobre a organização do trânsito na cidade, que vem gerando dúvidas na população e usuários das vias públicas.

Amauricio disse que se especializou na organização do trânsito, sendo que, para isso fez cursos, estudou as leis e, através de provas, se habilitou como agente de trânsito e, portanto, está apto a trabalhar na organização do tráfego de veículos na cidade, inclusive aplicar multas.

Um dos grandes avanços conquistados pelo Dimutran, foi a construção da sede própria do órgão, mas ainda faltam muitas coisas, como a implantação da equipe de agentes de trânsito, para auxiliar na organização dos veículos, orientar os motoristas e aplicar as multas, caso necessário.

Clique AQUI e veja a entrevista na íntegra com Amauricio Cordeiro.

O diretor do Dimutran é sozinho e joga nas múltiplas funções, como costuma-se dizer, cobra escanteio e cabeceia na área. Ele é agente administrativo, agente de trânsito e responsável pelo órgão. Ou seja, quando está na parte administrativa, não tem ninguém nas ruas e vice versa.

Para a implantação dos agentes municipais de trânsito, há necessidade da realização de concurso público, promessa que se arrasta há vários anos e não acontece.

A Polícia Militar também auxilia na organização do trânsito, autuando aqueles condutores que praticam irregularidades nas ruas e avenidas da cidade, porém, a responsabilidade é do município.

Tanto que nos meses de novembro e dezembro de 2023, foram aplicadas 155 multas pelo Dimutran e a Polícia Militar aplicou mais 100 sanções aos maus condutores.

Importante lembrar que a prefeitura tem convênio com os Correios, que entrega as notificações das multas aos infratores, porém, caso não seja pago dentro do prazo, o proprietário do veículo terá que pagar no ato do pagamento dos outros tributos, como IPVA e Licenciamento.

Ao receber a notificação da multa, o proprietário tem um prazo de 30 dias, para recorrer ou apresentar uma contestação, que poderá ser apreciada pela Jari – que é o órgão competente para organização colegiada julgadora de recursos de trânsito que busca cancelar as penalidades aplicadas pelos órgãos autuadores. 

Amauricio também alertou aos proprietários de veículos, que vendem o mesmo e não transferem para o próximo dono, pois o mesmo permanece em seu nome e todas as irregularidades cometidas no trânsito, continuam sendo de sua responsabilidade.

Também é importante ressaltar, que as multas aplicadas no município de Juara, como estacionamento irregular, trafegar na contramão, entre outras, são recursos que entram para os cofres do município e devem ser aplicados nas melhorias das vias públicas, para melhorar a mobilidade urbana.

Quem é responsável pelo trânsito na cidade?

Nos Municípios: os órgãos executivos locais, responsáveis pela fiscalização das infrações de circulação, parada e estacionamento, assim como pela construção, manutenção e sinalização das vias urbanas.

Municipalização:

A Municipalização do Trânsito é o processo legal, administrativo e técnico, por meio do qual o Município assume integralmente a responsabilidade pelo seu trânsito, ou seja, os serviços de engenharia, fiscalização, educação de trânsito, levantamento, análise e controle de dados estatísticos e criação da JARI.

 

Soluti - Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br