NOTÍCIA | VERSÃO DA ESCOLA DAURY

Porfessor da Escola Daury Riva explica sobre a possibilidade de municipalização da escola

O posicionamento é do professor Cido Silva foi publicado em sua página no Facebook

Por: EScola Daury Riva
Publicado em 27 de Novembro de 2024 , 06h50 - Atualizado 27 de Novembro de 2024 as 09h46


Reprodução - Escola DAury

Após toda a situação criada com a possível municipalização das Escolas Daury Riva e Luiza Nunes Bezerra, cada um coloca a seu posicionamento. Primeiro foi a DRE – Diretoria Regional de Educação, depois a Escola Luiz Nunes Bezerra e agora o professor Cido Silva da Escola Estadual Daury Riva emite nota explicando o seu posicionamento.

 

 

 

 

 

 

O Show de Notícias vem acompanhando o desenrolar desse episódio, publicando todos os lados que se pronunciam.

O professor Cido Silva, da Escola Daury Riva, chega a dizer em sua nota, que “essa mudança se deu a partir de uma decisão impensada e irresponsável da administração do município, por meio da secretaria municipal de educação”.

Veja no texto a seguir, o posicionamento do professor Cido Silva, da Escola Plena Daury Riva.

A escola Daury Riva vai fechar? Essa foi a pergunta que tivemos que responder para centenas de pais na data de ontem (26/11) depois que se divulgou o fechamento de duas unidades escolares estaduais em Juara, para que os prédios fossem aproveitados pelo município como Escolas Municipais, atendendo clientelas escolares totalmente diferentes das que se atende hoje.

Como surgiu essa mudança? Essa mudança se deu a partir de uma decisão impensada e irresponsável da administração do município, por meio da secretaria municipal de educação. Diga-se de passagem, uma decisão tomada sem nenhum estudo técnico, sem nenhuma consulta popular, sem participação da Comissão de Educação do Poder Legislativo, do Conselho Municipal de Educação e muito menos das Comunidades Escolares envolvidas.

A decisão irresponsável não levou em conta a “Dona Maria”, mãe de dois alunos de segundo e terceiro ano, moradora do Portal das Flores, que sai para trabalhar as cinco da manhã por causa de sua condição financeira, que não pode dar uma bicicleta para os filhos irem pra escola e que por causa da mudança terá que ver seus dois pequenos caminhando aproximadamente cinco km (de ida) para chegar à escola.

A decisão isolada não considerou mais de uma centena de profissionais que deverão ser realocados para outras unidades escolares e, que a maioria deve perder o emprego.

A decisão impensada não levou em consideração o papel social da escola Daury Riva que oferece pelo menos três refeições diárias para seu alunado, para a maioria dessas crianças, essas refeições são as únicas que recebem na maioria dos dias da semana.

A decisão “desinteligente” não levou em conta o fato de o município não ter condições financeiras de manter as duas unidades escolares, uma vez que já mantem de forma precária as poucas unidades que possui.

A decisão tomada por quem parece não conhecer a realidade financeira e educacional do município, bem como a estrutura das escolas ora “fechadas” pelo redimensionamento, no caso do Daury Riva são mais de 18 mil metros quadrados, dois pisos e não “tem proteção” na parte superior, o que coloca em risco a segurança de crianças menores.

E qual seria o motivo de cessar as atividades (desculpa, municipalizar) exatamente destas duas escolas, sendo que a Luiza Nunes Bezerra tem o MAIOR IDEB do Polo no 5º ano há anos e o segundo MAIOR IDEB no 9º ano entre as regulares da DRE e a Daury Riva é referência de Escola Integral no Estado? Prints de uma conversa que circula na cidade, (aos quais tive acesso) especulam que seria motivação política.

Fato é que a própria Diretora da DRE cancelou o redimensionamento na tarde de ontem e as Escolas Luiza Nunes Bezerra e Daury Riva continuarão estaduais e atendendo a clientela de 4º a 9º Ano. Não sem prejuízos, pois muitos pais preocupados com a possibilidade de seus filhos ficarem sem vagas no ano letivo de 2025 retiraram as transferências das referidas unidades escolares e fizeram as matriculas dos estudantes em outras escolas. Esse fator pode fazer com que haja esvaziamento de algumas turmas (nas duas escolas) e superlotação de outras.

Respondendo à pergunta inicial: A escola de Tempo Integral Daury Riva vai fechar? No que depender da nossa comunidade escolar, NÃO!!! Continuamos empenhados em oferecer educação de qualidade aos nossos alunos!.

Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2026 © showdenoticias.com.br