NOTÍCIA | IMPASSE

Famílias despejadas de assentamento no interior começam a voltar para a terra na tentativa de recuperar a posse.

Eles acreditam que a terra é devoluta e querem a legalização do assentamento criado pelo INCRA.

Por: Show de Notícias - Aparicio Cardozo
Publicado em 21 de Março de 2018 , 09h27 - Atualizado 21 de Março de 2018 as 09h34


Cedidas pelos assentados

Ex-assentados da Linha 05, na região do Rio dos Peixes, que foram despejados da terra em cumprimento de uma decisão judicial, continuam brigando para conseguir a posse definitiva da terra e começaram a retornar para o local de onde foram retiradas há alguns anos.

Segundo a senhora Maria Aparecida Teles de Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, os trabalhadores querem uma nova decisão da justiça, para que possam retornar a ocupar a terra e produzir, por entenderem que são os verdadeiros donos dos lotes, pois foram colocados lá pelo INCRA, em terra que, acreditam, ser do governo federal, portanto devoluta.

Maria de Brito disse com exclusividade para o Show de Notícias, que eles fizeram uma pesquisa profunda e descobriram que a terra é devoluta, como a decisão judicial está demorando, estão buscando apoio dos políticos, sindicatos e outras instituições, que possam ajudar para que voltem para a propriedade.

Eles foram despejados em 2012, depois de morarem por 12 anos em cima da terra e agora querem a presença de uma assistente social para verificar a situação dos “assentados”, que tiveram suas casas derrubadas na época, pelos supostos requerentes da terra.

Segundo eles, só saem da área com uma liminar da justiça e a presença da polícia para garantir a reintegração de posse, mas entendem que isso não irá acontecer, pois sentem-se os verdadeiros donos da terra.

Maria explica que os ex assentados estão sendo acionados judicialmente por não terem construído as casas em cima da terra, mas, as casas que construíram foram destruídas pelas máquinas, por ocasião da reintegração de posse.

De acordo com a presidente do Sindicato, muitos estão com problemas de saúde, outros tiveram depressão por causa da situação e todos esses danos precisam ser reparados pelos causadores. 

GALERIA DE FOTOS

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br