NOTÍCIA | EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS

Governo propõe extinção de um quarto dos municípios brasileiros e Novo Horizonte do Norte poderá ser extinto

Cidades com menos de 5 mil habitantes e com dificuldades de arrecadação estão na mira de pacote divulgado nesta terça

Por: Reprodução - Exame - Abril
Publicado em 06 de Novembro de 2019 , 08h31 - Atualizado 06 de Novembro de 2019 as 14h46


Reprodução - prefeitura de Novo Horizonte do Norte

O pacote econômico de reformas entregue ao Senado nesta terça-feira (05) pelo governo Bolsonaro sugere que municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total sejam incorporados pelo município vizinho.

Essa regra impactaria hoje 1.254 municípios, segundo o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, o que corresponde a quase um quarto do total de cidades brasileiras. O secretário ponderou, no entanto, que isso passaria a valer a partir de 2026 e, até lá, deve sair uma lei complementar detalhando a medida.

“O que a gente vê hoje é uma proliferação de municípios sem nenhuma condição de se financiar, o que é um desperdício de recursos, porque cria a necessidade de uma administração pública que é cara”, diz Ana Carla Abrão, sócia da consultoria Oliver Wyman Brazil e ex-secretária da Fazenda de Goiás.

A máquina pública das cidades engloba basicamente Prefeitura e Câmara de Vereadores. “Toda essa estrutura administrativa drena recursos públicos e não se justifica tendo em vista a incapacidade do próprio município de se financiar”, diz Abrão. A liberação desses recursos, segundo ela, vai permitir que esse capital seja direcionado para a população, “e não para sustentar uma máquina”, diz.

No Vale do Arinos, com pouco mais de 3 mil habitantes, Novo Horizonte do Norte está entre os municípios que poderão ser extintos, caso o projeto seja aprovado e colocado em prática, porém, um novo Senso será feito em 2020 e a nova contagem do IBGE, deve ser usada para definir as cidades que serão extintas e incorporadas a um município vizinho.   

Auto Posto Arinos LTDA
Judô
Sicredi
Faculdade Anhanguera
RC Sistemas
Jumasa
Exatas Contabilidade




MAIS NOTÍCIAS


Inviolável



Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2019 © showdenoticias.com.br