NOTÍCIA | CAPTAÇÃO DO RIO ARINOS

Águas de Juara inicia obras para nova captação de água no rio Arinos e prevê modernização do sistema.

O funcionamento do novo sistema deve funcionar ainda em 2025

Por: Aparício Cardozo ? Show de Notícias
Publicado em 09 de Maio de 2025 , 05h58 - Atualizado 09 de Maio de 2025 as 06h09


Reprodução

A concessionária Águas de Juara, responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico no município, deu início à implantação de um novo sistema de captação de água no rio Arinos.

A mudança, segundo o diretor financeiro da empresa, Claudio Christofoli, é estratégica para garantir o abastecimento da população e enfrentar possíveis crises hídricas, como a registrada em 2024.

Em entrevista ao Show de Notícias, Christofoli detalhou o andamento das obras e os desafios enfrentados, especialmente devido ao período chuvoso atípico na região.

— Todos sabem que os projetos foram apresentados ainda na gestão passada na Câmara de Vereadores. Desde então, iniciamos o processo de desapropriação da área e entramos com os pedidos necessários junto à SEMA, como a licença de instalação, supressão de vegetação e outorga para uso da água do rio Arinos — explicou.

Apesar dos avanços burocráticos, o clima tem sido um obstáculo. As chuvas intensas, que se estenderam até maio, dificultaram o acesso e a execução das obras, especialmente por estarem em áreas de preservação permanente (APP).

No entanto, segundo Claudio, os trabalhos já estão em andamento. A rede elétrica trifásica, com extensão de 3.100 metros, começou a ser instalada no início de maio pela empresa local Fênix. Essa estrutura será responsável por levar energia até o ponto de captação no rio Arinos.

A captação da água não será feita diretamente no leito do rio. A concessionária está implantando uma solução técnica moderna e segura. “Vamos tubular o trecho do rio até um ponto fora da área de APP, onde será instalado um poço de sucção, funcionando como um vaso comunicante com o sistema de bombeamento. Essa água será conduzida, por uma tubulação exclusiva de 600 milímetros, até a estação de tratamento localizada na Rua Sorocaba, em Juara”, explicou Christofoli.

A tubulação terá cerca de 8 mil metros e contará com torres de alívio para evitar rompimentos causados por golpes de ariete — fenômeno comum em redes hidráulicas de grande porte. A obra representa um salto na modernização do sistema de abastecimento do município.

— Não podemos economizar com material de segunda linha. Estamos investindo no que há de melhor no mercado, porque precisamos garantir eficiência e durabilidade no sistema. Aprendemos muito com os problemas das antigas redes da época da estatal. Hoje, nosso padrão é outro — afirmou o diretor.

Além da nova captação, a empresa também enfrenta atrasos nas obras de esgotamento sanitário, igualmente impactadas pelo excesso de chuvas.

Questionado sobre o risco de uma nova crise hídrica como a de 2024, Claudio disse estar mais otimista em relação a este ano, graças ao volume elevado de chuvas. Porém, ele alerta que a empresa continua se antecipando a possíveis períodos de estiagem prolongada, que costumam ocorrer entre outubro e dezembro.

A previsão é que, ainda em 2025, o novo sistema de captação no rio Arinos entre em funcionamento. A expectativa é que ele proporcione mais segurança hídrica para Juara e fortaleça a estrutura de abastecimento da cidade.

— Estamos trabalhando com responsabilidade e pensando no futuro. A cidade cresce e precisamos acompanhar esse crescimento com planejamento e infraestrutura — concluiu Claudio.

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2025 © showdenoticias.com.br