NOTÍCIA | INTERDIÇÃO

Indea interdita 355 propriedades rurais em Juara por venda irregular de vacina contra a febre aftosa.

Nota fiscal irregular foi detectada no momento da comunicação da vacina.

Por: Amplitudenews/Juara - Paulo Becker
Publicado em 23 de Maio de 2018 , 07h28 - Atualizado 23 de Maio de 2018 as 07h38


Reprodução

O Indea, unidade de Juara, detectou lotes de vacinas contra a febre aftosa em desacordo com as normas exigidas para a comercialização, em um estabelecimento na cidade denominado Agrovale Produtos Veterinários e com isso 355 propriedades rurais estão interditadas.

A razão disso é que os técnicos do Indea detectaram uma nota fiscal adulterada em nome da referida empresa e só foi descoberta, quando um pecuarista foi até o Indea comunicar que já havia vacinado o seu rebanho.

A questão preocupante é que essa situação coloca em dúvida a sanidade do rebanho bovino juarense, uma vez que o município já foi considerado como ‘capital do gado’ e o rebanho de Juara sempre foi considerado o melhor de Mato Grosso e os mecanismos de controle de sanidade sempre tiveram credibilidade junto ao mercado internacional.

A orientação do Indea é que todos os fazendeiros que compraram vacinas neste estabelecimento comercial, comunique aos técnicos, pois todo o rebanho terá que ser revacinado evitando assim, prejuízos maiores.

Os lotes das vacinas vendidas na Agrovale estavam fora do controle do Indea, não se sabe se são sobras de campanhas anteriores ou acondicionamento em geladeiras fora da loja e por isso, não há como saber se essas vacinas garantem a imunização do gado contra a febre aftosa.

Com esta situação registrada, todo o rebanho terá que ser revacinado e com a assistência dos veterinários do Indea de Juara que vão acompanhar a vacinação cabeça por cabeça nas propriedades.

O dono da loja depôs em Cuiabá, onde declarou que as vacinas foram entregues em 25 propriedades rurais, incluindo Juara e outros municípios.

Todas as propriedades atendidas pela Agrovale, que somam 355 unidades, já estão interditadas para a comercialização do gado, sendo que deste total, 302 mil cabeças já foram vacinadas, somando 240 mil doses de vacina adquiridas na referida empresa.

Até o momento não se cogitou de punição ao proprietário do estabelecimento comercial.

O Indea expediu uma nota redigida por Dayanne Santana, sobre o caso detectado em Juara.

Leia abaixo:

Em relação à ação de fiscalização no comércio de vacinas em Juara-MT, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), esclarece que:

1) Em ação fiscalizatória de rotina realizada, em uma revenda de produtos veterinários do município de Juara - MT, constatou-se a comercialização de vacinas contra febre aftosa em desacordo com as normas estabelecidas, desencadeando as ações fiscalizatórias pertinentes ao fato.

2) Com o objetivo de salvaguardar a sanidade do rebanho e dar garantias aos produtores rurais, todas as propriedades que adquiriram a vacina na loja veterinária investigada foram preventivamente interditadas para o trânsito, até que as equipes do Indea verifiquem, in loco, quais deverão revacinar seus animais.

3) As bases do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa estão sustentadas no compartilhamento de responsabilidades entre os setores público e privado. No que se refere à vacinação, é de responsabilidade dos proprietários dos animais a aquisição e a aplicação da vacina contra a febre aftosa, cabendo ao serviço veterinário oficial supervisionar a qualidade da vacina, bem como fiscalizar, controlar e orientar as atividades de comercialização e de utilização do produto.

4) A produção e a distribuição da vacina são submetidas a um rigoroso controle de qualidade por parte do serviço veterinário oficial no Brasil, iniciado na fábrica e chegando até as revendas, por meio das fiscalizações nos estabelecimentos que comercializam os produtos, garantindo à comunidade que são produtos com qualidade e autenticidade e garantia de conservação. Compete à revenda de produtos veterinários o controle de estoque e a comercialização do produto, dentro das normas estabelecidas, sob supervisão do médico veterinário responsável técnico.

5) Ressaltamos ainda, tratar-se de um episódio pontual detectado pelo eficiente controle do serviço oficial, não comprometendo a cobertura vacinal obtida pela massiva vacinação realizada pelo produtor ao longo dos anos e comprovada mediante estudos da eficiência da vacinação conduzidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Por fim, informamos que as ações estão sendo conduzidas pelo Indea e Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT), com apoio dos representantes dos produtores rurais.

Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br