NOTÍCIA | ABSURDO

Nova direção do Hospital Municipal de Juara detecta falhas graves na coleta de materiais para biópsia

A prefeitura deve registrar um boletim de ocorrências para apurar o caso e encaminhar ao MP

Por: Aparicio Cardozo Show de Notícias
Publicado em 06 de Junho de 2025 , 18h28 - Atualizado 07 de Junho de 2025 as 11h13


Show de Notícias

PS: O Show de Notícias não conta com recurso público, por isso essa matéria não tem custo para o município.

A nova direção do Hospital Municipal de Juara identificou sérias irregularidades no armazenamento e no envio de materiais colhidos para biópsia. Os exames, que deveriam ter sido enviados a laboratórios especializados em Cuiabá ou até mesmo para fora do estado, estavam armazenados de forma inadequada e, em muitos casos, sequer foram encaminhados para análise.

A denúncia foi feita na tarde desta sexta-feira (6), durante uma entrevista coletiva convocada pela Prefeitura e pela direção do hospital. Participaram da coletiva o diretor técnico da unidade, Dr. Auro Renan Brito, a diretora clínica, Dra. Maylla Pagnusatt, a diretora do hospital, Graziella Mendes, além do vice-prefeito de Juara, Léo Boy.

Segundo Dr. Auro, desde que a nova gestão assumiu a direção do hospital — há cerca de 90 dias —, uma força-tarefa vem sendo realizada para identificar problemas herdados de administrações anteriores. Entre eles, foram encontradas várias amostras anatomopatológicas, chamadas de “peças”, que correspondem a tecidos removidos de pacientes durante cirurgias, como apêndices ou fragmentos de pele, destinados a exames de biópsia.

Esses materiais, conforme explicou o médico, estavam armazenados de forma incorreta e sem a devida tramitação para os laboratórios responsáveis. “Encontramos peças que são do ano passado e que infelizmente não foram enviadas. Estamos identificando os prontuários de cada paciente, organizando a documentação para iniciar o envio dos materiais para exames”, disse o diretor técnico.

A situação é preocupante, uma vez que muitos desses exames poderiam ter confirmado diagnósticos importantes, inclusive de câncer. “Infelizmente, alguns pacientes podem ter sido prejudicados por não terem recebido o diagnóstico correto a tempo. Estamos fazendo o possível para corrigir esse erro e tomar as providências necessárias”, completou o Dr. Auro.

O vice-prefeito Léo Boy afirmou que a atual gestão está comprometida em garantir transparência e responsabilidade. “Não vamos esconder nada da população. Estamos tratando esse caso com a seriedade que ele merece. Se for comprovado que houve negligência, as medidas cabíveis serão tomadas”, declarou.

A direção do hospital ainda não informou o número exato de amostras afetadas, mas garantiu que todo o material identificado está sendo devidamente catalogado e, dentro do possível, será encaminhado para os exames necessários. A Prefeitura também deve instaurar uma sindicância para apurar responsabilidades.


Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2025 © showdenoticias.com.br