NOTÍCIA | APREENSÃO E MULTA

Operação do Ibama apreende 05 tratores de esteira aplicam multa de R$ 1 milhão em Juara.

Nenhuma pessoa foi detida ou presa na operação.

Por: Aparicio Cardozo - Redação Show de Notícias
Publicado em 20 de Outubro de 2018 , 06h20 - Atualizado 20 de Outubro de 2018 as 06h27


Show de Notícias/G1

Uma ação conjunta, do IBAMA – Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis, Policias Militar e Civil, deflagrada essa semana na região do Rio dos Peixes, Itapaiuna, a cerca de 80 km da sede do município de Juara, apreendeu 05 tratores de esteira, que estariam sendo usados para desmatamento ilegal e aplicou multa de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais), ao responsável pela área que estava sendo desmatada.

Os agentes estavam na região desde terça-feira, dia 16 de outubro, mas a operação foi encerrada nessa sexta-feira, 19, quando as maquinas foram levadas, em comboio e com escolta fortemente armada, para a cidade de Juína, onde fica a sede regional do IBAMA.

O Show de Notícias apurou que a área que estava sendo desmatada é de cerca 1.100 hectares e que pode ter sido uma denúncia anônima que provocou a operação. Os agentes não concederam entrevista para a imprensa e não divulgaram o nome do proprietário ou responsável pela área.

A derrubada da floresta nativa (cerrado) estava sendo feita com o uso de máquinas de esteiras e correntões. Nesse sistema de derrubada, duas máquinas são ligadas uma a outra através de um correntão, se deslocavam paralelamente  na mesma direção, arrastando a corrente, que vem derrubando toda a vegetação existente, o que é proibido por lei.

 

Os equipamentos usados para o desmatamento, tratores, caminhões, motosserras e correntões passaram pelo centro da cidade de Juara, nesta sexta-feira 19, por volta das 15h00 e foram levados para a regional do IBAMA em Juína, onde ficarão à disposição da justiça.

A prefeitura de Juara tentou ficar como fiel depositária das máquinas, mas não teve sucesso, pois, elas teriam de ser levadas par ao escritório regional do Ibama, onde ficarão à disposição da justiça e poderão, se solicitadas oficialmente, serem entregues para o município usá-las enquanto não se decide o seu destino final.  

O Show de Notícias apurou também, o nome do proprietário da área, mas, como não foi divulgado pelos agentes, por enquanto, manteremos em sigilo.

Nenhuma pessoa foi detida ou presa na operação.

GALERIA DE FOTOS

Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Exatas Contabilidade
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br