NOTÍCIA | SEM EXPLICAÇÃO

Prefeito de Juara manifesta interesse em sair do município do Consórcio de Saúde do Vale do Arinos.

Carlos Sirena não se pronunciou sobre o assunto, mas o presidente vai marcar uma reunião para discutir o assunto com todos os prefeitos

Por: Show de Notícias - Aparicio Cardozo
Publicado em 17 de Abril de 2021 , 11h24 - Atualizado 17 de Abril de 2021 as 11h39


Arquivo Show de Notícias - prefeito Carlos Sirena

O prefeito de Juara, Carlos Amadeu Sirena (DEM), enviou oficio número 314/2021, ao presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Arinos, Vanderlei Antônio de Abreu (MDB), prefeito de Porto dos Gaúchos, manifestando interesse do município de em sair do Consórcio, que compõe, além de Juara e Porto dos Gaúchos, os municípios de Novo Horizonte do Norte e Tabaporã.

O prefeito de Porto dos Gaúchos e presidente do Consórcio, tornou público o pedido do prefeito Carlos Sirena, em entrevista concedida à Rádio Tucunaré, nessa sexta-feira, dia 16, manifestando surpresa com a atitude do chefe do Poder Executivo de Juara.

Em seu oficio, o prefeito Carlos Sirena cita como motivo para a sua pretensão de sair do Consórcio, a insatisfação com os serviços prestados ao seu município.

‘Para que haja reorganização do Consórcio e não cause prejuízo aos demais municípios, principalmente nas especialidades, Carlos Sirena estabelece um prazo de 90 dias, para saída de Juara, contados a partir de 15 de abril”, que é a data do encaminhamento do documento.

Confira AQUI o ofício do prefeito de Juara

No final da tarde, o prefeito Vanderlei de Abreu participou de uma videoconferência sobre o zoneamento agroambiental de Mato Grosso e depois falou com a reportagem do Show de Notícias.

Vanderlei disse que recebeu com surpresa o oficio do prefeito Carlos Sirena, pois o mesmo não entrou em contato com ele, para lhe dar uma explicação ou dialogar sobre o assunto.

O presidente do Consórcio disse que tentou marcar uma reunião com os prefeitos que compõem o CISVA, para segunda-feira, dia 19, mas o prefeito de Juara disse que tinha um compromisso em uma aldeia indígena e não poderia participar.

Vanderlei de Abreu espera que Carlos Sirena volte atrás em sua decisão e permaneça no Consórcio, pois não há uma justificativa plausível e aparente, uma vez que a cidade deixaria de ser polo regional, para depender de outros municípios mais distantes.

A reunião deverá ser marcada para a próxima quinta-feira, dia 22 de abril, em Porto dos Gaúchos, já que segunda-feira, o prefeito de Juara não pode, terça-feira, o prefeito de Porto dos Gaúchos tem compromisso em Cuiabá e quarta-feira, é feriado nacional.

Há muito tempo o município de Tabaporã tem manifestado interesse em deixar o Consórcio do Vale do Arinos e ligar-se ao Consórcio do Teles Pires, por questões de logística, mais recursos na medicina e distância entre as cidades de Juara e Sinop, que são sedes dos consórcios, mas não teve autorização do governo do estado.

Importante salientar, que os municípios que compõem os consórcios, são participes dos mesmos nas responsabilidades e contribuem mensalmente, para pagamento de médicos e despesas em geral, mas é o governo do estado, que contribuiu com a maior parte, cerca de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), por mês, só com o CISVA.

O prefeito de Juara ainda não se manifestou publicamente para dar uma explicação sobre a sua decisão, o que é muito esperada pela população, mas há muitos rumores de que alo muito estranho esteja acontecendo nos bastidores e a população ainda não sabe, uma vez que o Consórcio conta com apenas 04 municípios e um depende do outro para dar uma atenção melhor à saúde e, a se concretizar a saída de Juara e, possivelmente, abrirá brecha para a saída de Tabaporã, o mesmo ficaria inviável, pois teria apenas os municípios de Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte.

Para se ter uma ideia, o Consórcio do Vale do Teles Pires conta com 15 municípios.

Os consórcios são instrumentos que permitem a dois ou mais entes federados desenvolverem ações em comum, em âmbito regional, para a prestação de serviços públicos. Na área de saúde, consolidam o Sistema Único de Saúde (SUS). ... A lei que regula os consórcios é de 2005 (Lei 11.107/05).

O Show de Notícias aguarda uma manifestação do prefeito Carlos Sirena sobre o assunto.

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br