NOTÍCIA | EDUCAÇÃO

Prefeitura de Juara e Comunidade fecham acordo para construção de escola na Linha 3.

A construção de uma nova escola vai encurtar a distancia do transporte escolar.

Por: Redação Show de Notícias
Publicado em 21 de Junho de 2018 , 08h29 - Atualizado 21 de Junho de 2018 as 10h24


Show de Notícias

Um antigo sonho dos assentados do Projeto de Assentamento (PA) Vale do Arinos, está prestes a ser realizado pela prefeitura de Juara e comunidade da Associação da Toca da Onça, com o apoio da Câmara de Vereadores, que é a construção da Escola na Linha Três, centralizando as aulas para os alunos de toda aquela região do interior do município, distante 180 km da cidade.

A solicitação dos moradores é mudar a escola municipal Tancredo Neves, que funciona na Linha 5, estrada Beira Rio, que está distante de todas a outras localidades e a apenas 02 km da divisa com o município de Juara cm Nova Bandeirantes, para a Linha Três, onde centralizaria, facilitando para todos e economizando em distância de deslocamento, com economia no transporte escolar e encurtando o tempo em que os alunos permanecem dentro do ônibus.

Além disso, onde hoje está localizada a escola Tancredo Neves, na linha 5, foi perfurado um poço artesiano com 98 metros de profundidade e não se encontrou água, tendo a escola que ser abastecida por uma mina d’água nas proximidades.

Uma reunião nesse sentido, aconteceu no dia 22 de março, quando grande parte dos pais de alunos foram até o gabinete do prefeito Carlos Sirena, em busca de solução para o problema. Além do prefeito e dos assentados, participaram reunião, os vereadores e secretario de educação.

Para solucionar o problema em definitivo, por determinação do prefeito Carlos Sirena, a prefeitura de Juara, representada pela chefe de gabinete Cida Félix e o secretário de educação Isac Pintor e a câmara de vereadores, representada pelo presidente João Rissotti, promoveram uma reunião na comunidade Linha Três, na última terça-feira, 19 de junho, para fechar um acordo com os assentados e construir uma nova escola.

A parceria entre a prefeitura e os moradores, com o apoio da câmara municipal, foi fácil de ser fechada, uma vez que a proposta do poder executivo, foi aceita por todos os assentados, que se comprometeram entrar com a mão de obra para a construção da escola e o município com os materiais de construção.

Ficou acordado a construção de uma escola em madeira, com 4 salas de aulas, que, segundo a chefe de gabinete Cida Félix, está orçada em R$ 50 mil, sendo que a prefeitura irá entrar com o material, que custará R$ 28 mil e a comunidade se responsabilizou pela construção, entrando com a mão de obra de voluntários e a contratação de profissionais que sejam necessários para a sua edificação.

O presidente da Associação da Toca da Onça, José Paulo de Oliveira, junto com os pais Manoel Mendes e Airton Vandressen ficaram responsáveis pela coordenação, fiscalização e arrecadação de recursos para pagamento das despesas que ficaram para os moradores e pais de alunos.

O secretário de educação do município, Isac Pintor, sugeriu a mudança da escola Tancredo Neves, que funciona na Linha Santa Clara, para a comunidade da Linha Três, dando assim, mais celeridade ao processo, pois a mesma já existe e a criação de uma nova unidade escolar, poderia demorar cerca de dois anos, o que inviabilizaria momentaneamente

Isac também se comprometeu em instalar o CEJA, educação de línguas estrangeiras e ensino médio na escola, assim que ela estiver funcionando.

Já a chefe de gabinete Cida Félix, disse que o material para a construção da escola está todo licitado, que a prefeitura tem orçamento para isso e o dinheiro já está disponível e a ideia é iniciar a construção da escola dentro de 30 dias, para concluir, no máximo em três meses.

O presidente da câmara, vereador João do Hospital, disse que a prefeitura tem todo o apoio do poder legislativo para concluir o processo e que os vereadores vão acompanhar o processo, para auxiliar, pois a câmara está sempre apoiando o bem estar da comunidade.

O presidente da Associação da Toca da Onça, José Paulo de Oliveira, agradeceu a iniciativa da prefeitura, uma vez que atualmente tem alunos que percorrem mais de 60 km por dia para estudar na atual escola e a partir da construção da nova unidade, o maior trajeto percorrido por todos, será de 25 km,

José Paulo disse ainda, que há uma orientação do INCRA, Instituto Nacional de Reforma Agrária, que todas as instituições da região sejam centralizadas na sua comunidade.

Outro fator importante, é que a comunidade vai disponibilizar o terreno para construção da escola e ela ficara junto com o salão da comunidade da Linha Três, onde já existe uma estrutura, como água abundante, energia e o banheiro da associação, que pode atender aos alunos.

GALERIA DE FOTOS

Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA
Sicredi
Soluti - Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br