NOTÍCIA | TERRA TREME NO CATUAÍ

Terra treme 2,9 graus na Escala de Richter na região de Catuai e Postinho em Juara.

O maior terremoto do Brasil, foi em Porto dos Gaúchos no ano de 1955, chegou a 6,2 graus, na Escala Richter

Por: Show de Notícias com informações do Observatório S
Publicado em 17 de Maio de 2021 , 17h49 - Atualizado 17 de Maio de 2021 as 18h19


Imagem do observatório Sismológico

Os moradores da região de Catuaí/Postinho, interior de Juara, distante cerca de 45 km da sede do município, tiveram momentos de susto e apreensão na manhã dessa segunda-feira, dia 17 de maio, quando ouviram fortes estrondos e perceberam que a terra tremeu.

Logo após sentir os tremores, que teriam durado cerca de alguns segundos, o professor Leandro Rafael de Camargo Barbosa, que leciona na Escola Rui Barbosa, em Catuaí, começou a pesquisar juntos aos moradores da região e obteve a confirmação, de que, num raio de 15 km, muitos perceberam a terra tremendo e ainda ouviram alguns estrondos, tipo “dois tiros de espingarda calibre 12, seguidos de tremores”, como afirmou a professora Carina Signori, que mora nas proximidades na MT 220, região do Postinho.

Professor Leandro Rafael BarbosaO professor Leandro Rafael entrou em contato via e-mail, com o observatório sismológico da UNB – Universidade de Brasília, que mantém sismógrafos nas comunidades de Jaú, em Juara, São João e Novo Paraná, em Porto dos Gaúchos.

Leandro Rafael também comunicou o fato ao Show de Notícias e auxiliou na pesquisa para fazermos essa reportagem.

A Universidade respondeu ao e-mail, através do sismólogo e pesquisador em geociência, Juraci Mário de Carvalho, confirmando que realmente houve o abalo de 2,9 na escala Richter, exatamente às 08h11.

A resposta de Juraci confirma que houve um abalo na região: “hoje as 08:11 (hora local) houve um tremor entre Juara e Porto dos Gaúchos com magnitude de 2.9 mR. Esse evento está fora da área 1 (Porto dos Gaúchos) e da área 2 (Tabaporã). ”

BARULHO

Sobre o barulho, o pesquisador disse o seguinte, em sua resposta para o professor Leandro Rafael:

“Boa tarde Leandro. Um tremor (terremoto) é uma falha geológica que se rompe, e tem que ter muita energia para romper uma rocha grande. O barulho é devido essa ruptura, imagine você ao quebrar uma vara de pau tem um barulho, é a mesma coisa. Mas, você somente escuta barulho de eventos rasos (quase na superfície).

Estou copiando o Prof. Lucas Barros, caso você queira se aprofundar no assunto. Ele é a pessoa no Brasil que mais estuda os eventos sísmicos da sua região”. Finalizou Juraci Mário de Carvalho.

Não houve registro de danos materiais ou feridos devido ao abalo.

Maior terremoto do Brasil, foi em Porto dos Gaúchos:

O maior terremoto já registrado em solo brasileiro ocorreu em Mato Grosso, há mais de 60 anos. O tremor de terra, de magnitude 6,2 na Escala Richter, foi na Serra do Tombador, região Norte do estado, a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos, no dia 31 de janeiro de 1955.

Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o abalo não trouxe danos à escassa população que na época vivia nas proximidades do tremor. Se tivesse acontecido no centro de uma cidade como Cuiabá, por exemplo, o sismo poderia derrubar casas e prédios, entre outras consequências.

A área onde ocorreu o terremoto é considerada bastante sísmica por conta de uma falha geológica e "onde ocorreram outros eventos com magnitudes consideráveis", diz o professor Rocha. Pelo menos dois deles atingiram magnitudes maiores que 5 na região do município de Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá.

Relatos na região

Um dos terremotos ocorridos na região de Porto dos Gaúchos chegou a ser registrado pela Colonizadora Noroeste Matogrossense, que fundou a cidade, em um relatório interno. O abalo ocorreu em 5 de fevereiro de 1959. O texto conta que passou pela (na época) gleba uma "onda sísmica" que abalou todas as casas. "Na cantina, as vigas rangiam, caíram objetos. O movimento foi precedido de um 'trovão', digo, de um ruído contínuo, semelhante a trovão", diz trecho do documento.

Depois disso, outros abalos menores tem acontecido com frequência, porém, sem causar danos para os moradores da região.

A Escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local ou {\displaystyle M_{L}}{\displaystyle M_{L}}, é uma escala logarítmica arbitrária, de base 10, utilizada para quantificar a magnitude de um sismo. A escala foi construída calculando o logaritmo da amplitude horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero num tipo particular de sismógrafo de torção,

No final da década de 90, um abalo sísmico em Juara ultrapassou a casa dos 4,5 graus na Escala Richter, fato que tomou repercussão nacional e trouxe uma equipe da Rede Globo, comandada pela repórter Ilze Scamparini, para registrar o evento.

Mapa do observatrio Sismolgico

Soluti - Exatas Contabilidade
Sicredi
Exatas Contabilidade
Auto Posto Arinos LTDA

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br