NOTÍCIA | SAÚDE

Wellington Fagundes atende pedido de Léo Boy e libera 500 mil reais para a saúde de Juara.

Emenda do Senador Wellington Fagundes de R$ 500 mil é liberada para aquisição de equipamentos hospitalares para Juara.

Por: Aparicio Cardozo - redação Show de Notícias
Publicado em 16 de Dezembro de 2018 , 20h34 - Atualizado 17 de Dezembro de 2018 as 04h56


Arquivo Show de Notícias - Senador Wellington em Juara

O recurso fruto de uma Emenda Parlamentar do Senador do Partido da República de Mato Grosso, Wellington Fagundes, no valor de R$ 499.900,00 (quatrocentos e noventa e nove mil e novecentos reais), foi liberado na semana passada pelo Ministério da Saúde, para que o município de Juara adquira equipamentos hospitalares para atender as suas necessidades essenciais.

A liberação do recurso atende a um pedido feito pelo vereador Léo Boy, que é do PR, partido de Wellington Fagundes, em parceria com a então prefeita, hoje cassada, Luciane Bezerra (PSB).

A proposta foi encaminhada para o Ministério da Saúde, solicitando a aquisição de equipamentos e materiais permanentes, através do Fundo de Saúde.

Em seu Ofício nº 135, datado de 06 de novembro de 2017, o parlamentar embasou sua solicitação, dizendo que a saúde é uma das principais preocupações do brasileiro e também um dos maiores desafios dos governantes que assumiram em 1º de janeiro.

Os equipamentos a serem adquiridos serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Juara, de acordo com as prioridades e necessidades da rede municipal de saúde, de acordo com a tabele constante no projeto.

O vereador Léo Boy (PR) agradeceu ao apoio e esforço do senador Wellington Fagundes (PR) e da deputada estadual Janaina Riva, que, também não mediu esforços para conseguir a liberação destes recursos.

Veja parte do ofício:

O sistema de saúde pública que tem a pretensão de atender a todos os brasileiros, sem distinção, apresenta falhas em seus principais programas. Um exemplo é o Programa Saúde da Família, que tem o objetivo de atuar na prevenção de doenças, alterando um modelo de saúde centrado nos hospitais. No entanto, em 20 anos, nenhum estado alcançou cobertura completa. Apenas dois ultrapassaram os 90% de cobertura: Piauí e Paraíba. Na outra ponta, sete estados têm atendimento abaixo da metade: Amazonas, Rio de Janeiro, Paraná, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal, com 20%.

A consequência dessa e de outras falhas são hospitais lotados. Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) indicam que 64% dos hospitais estão sempre com superlotação e apenas 6% nunca estão cheios.

Outro problema nacional é a mão de obra. Não só faltam médicos no interior, mas também estrutura para o atendimento e oportunidades para a capacitação dos profissionais.

No município de Juara - MT, não é diferente, pois, atualmente a situação da estrutura não é das melhores, como por exemplo, a do Posto de Assistência Médica – PAM, precisa de reforma urgente, e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que desde a conclusão da obra de edificação está de portas fechadas pela falta de equipamentos médicos e de profissionais.

Léo disse que o objetivo desta solicitação, feita ao senador do seu partido, visa à melhoria na qualidade do serviço da saúde pública aos cidadãos juarenses.

Veja a íntegra do ofício

Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br