Audiência Pública para implantação da UHE Castanheira será realizada no mês de março em Juara
A Audiência Pública será realizada no dia 22 de março, no Centro de Eventos João Paulo II, próximo a Praça dos Colonizadores, as 19h.
A Administração Pública de Juara convida toda população para participar da Audiência Pública proposta pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) onde será debatida a implantação da Usina Hidrelétrica no município e em Novo Horizonte do Norte. A EPE é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Tem por finalidade prestar serviços na área de estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético
Em Juara, a audiência será realizada no dia 22 de março (quinta-feira) no Centro de Eventos João Paulo II, próximo a Praça dos Colonizadores, as 19h. E, no município de Novo Horizonte do Norte, o encontro será no Centro de Eventos Sagrado Coração de Jesus – Rua Padre Guinter s/nº – Centro, no dia 21 de março (quarta-feira), também as 19h.
Discussões sobre a implantação da UHE Castanheira vem sendo realizadas em Juara desde 2014, mas essa é a primeira vez que a população juarenses é convidada para participar da discussão.
SERVIÇO
A Audiência Pública será realizada no dia 22 de março, no Centro de Eventos João Paulo II, próximo a Praça dos Colonizadores, as 19h.
CONHEÇA MAIS DO PROJETO DA USINA HIDRELÉTRICA CASTANHEIRA
A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada para ser construída no rio Arinos (bacia hidrográfica do rio Juruena), no município de Juara – MT, e terá uma potência instalada de 140 MW.
A bacia hidrográfica do rio Arinos está localizada integralmente no estado do Mato Grosso, possui cerca de 59.000 km² de área e abrange 14 municípios. O rio Arinos nasce na Serra Azul e percorre cerca de 760 km até desaguar no rio Juruena, sendo o rio dos Peixes o principal afluente.
O reservatório a ser formado pela barragem ocupará uma área de 9.470 hectares (94,7 km²) e se estenderá por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante no município de Novo Horizonte do Norte (0,04%).
A UHE Castanheira não alagará terras indígenas e unidades de conservação. Além disso, serão criados programas ambientais que buscam a preservação e a redução de impactos sobre a fauna, a flora, os peixes, a qualidade da água e, principalmente, programas sociais que irão mitigar os efeitos causados sobre a população localizada nos municípios que terão terras alagadas e/ou atividades econômicas atingidas.
O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da UHE Castanheira estão disponíveis na biblioteca digital.
MAIS NOTÍCIAS