NOTÍCIA | DE MÃOS DADAS

Cacique Raoni e outros 7 representantes civis sobem rampa com presidente Lula na posse

Neto dele, Patxon Metuktire, contou que o cacique foi o antepenúltimo a tocar em faixa presidencial durante o rito.

Por: Por Rogério Júnior, g1 MT
Publicado em 02 de Janeiro de 2023 , 07h32 - Atualizado 02 de Janeiro de 2023 as 07h40


TV Globo
O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, acompanhou o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) ao subir a rampa do Palácio do Planalto, na tarde deste domingo (1º), na cerimônia de posse. O momento marca a entrega da faixa presidencial, uma liturgia do rito democrático.
 
Segundo o Instituto Raoni, o cacique foi convidado a participar do momento histórico, sendo visto como uma reparação histórica aos povos indígenas. Lula ainda anunciou a criação de um ministério voltado aos povos originários.
 
O neto do cacique, Patxon Metuktire, acompanha o avô durante a cerimônia e contou ao g1 que ele foi o antepenúltimo a tocar na faixa presidencial a ser passada ao presidente Lula. Outros sete integrantes da sociedade civil acompanharam a caminhada do rito.
 
Histórico de Raoni
 
Reconhecido internacionalmente, Raoni lidera a luta que articula os povos indígenas em defesa dos direitos dos povos originários. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).
Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Na ocasião, o cacique pedia a preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.
 
Quando ficou internado com Covid-19, ele recebeu a visita de um bispo em nome do Papa Francisco.
Lula assina medidas e decretos
 
Em primeiro ato de governo, Lula assina decretos e medidas provisórias. Entre eles: medida que garante o pagamento de R$ 600 às famílias que recebem o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família); a prorrogação da desoneração dos combustíveis no Brasil; a reavaliação pela CGU, em até 30 dias, de sigilos indevidos.
Sicredi
Auto Posto Arinos LTDA
Soluti - Exatas Contabilidade
Exatas Contabilidade

JUARA MATO GROSSO



MAIS NOTÍCIAS


Interessado em receber notícias em seu e-mail?
Nós o notificaremos e prometeremos nunca enviar spam.


2002 - 2024 © showdenoticias.com.br